Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Campo Pequeno - 10 de Setembro 2020

2020-09-10 21:30:00

6º Touro - António João Ferreira (Vinhas - 502 quilos)

Bem, muito bem de capote em bonitas veronicas de pés juntos, esteve o diestro António João Ferreira, frente ao último Vinhas da noite.
De muleta e após brindar ao público, levou a efeito uma faena demasiado prolongada, tentando retirar 'água' de um poço que já não a tinha, no entanto, voltou a exibir por entre as inúmeras séries por ambos os pitons, solvência estética...

Bandarilhou magnificamente João Ferreira, saudando de 'montera em mano'

António João Ferreira - Volta autorizada

5º Touro - Francisco Palha (Vinhas - 614 quilos)

A segunda exibição de Francisco Palha, foi condicionada pela colaboração ou falta dela, do quinto toiro de Vinhas.
A transmitir pouco, a empregar-se menos, permitiu apenas uma actuação regular, com uma soberba fase de compridos e uma fase regular de curtos.
Voltando aos compridos, foi este um dos grandes momentos da noite, com Palha a cravar em sorte de gaiola e a rematar num palmo de terreno por largos instantes...
O segundo comprido, foi também de grande nível.

A segunda e última pega da noite, esteve destinada aos Amadores de Alter, sendo tentada por João Galhofas por três vezes, sendo no entanto consumada na tentativa seguinte por João Moreno.

Francisco Palha - Volta autorizada
João Moreno (GFA Alter do Chão) - Volta não autorizada

4º Touro - António Telles (Vinhas - 660 quilos)

A derradeira actuação do cavaleiro da Torrinha, no Campo Pequeno, neste que é o quinto festejo do abono, decorreu em tom crescente, evoluindo António a cada ferro, exibindo-se com classe e o seu conceito elegante de abordar o toureio.
Do terceiro curto em diante, cada bandarilha melhor que a outra, sendo que a última, foi um grande momento, constituido pela preparação, execução do ferro e remate, valendo sonora ovação.

João Amândio, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, consumou pega à primeira boa tentativa.

António Telles - Volta autorizada
João Amândio (GFA Aposento Barrete Verde de Alcochete) - Volta autorizada
Ganadeiro - Volta autorizada

3º Touro - António João Ferreira (Vinhas - 5uilos)

E porque a corrida é mista, saiu à arena lisboeta, António João Ferreira.
O matador de toiros andou em registo solvente desde o tércio inicial, sendo que depois do capote e já com a flanela rubra, desenhou uma faena de porte discreto, sobretudo por culpa do oponente que pouco transmitiu, embora permitisse ao diestro séries com o seu profundo sentido estético.
De vestido branco e ouro, brindou à ganadaria Vinhas.

António João Ferreira - Volta autorizada

2º Touro - Francisco Palha (Vinhas - 648 quilos)

Valorozíssima actuação de Francisco Palha frente ao segundo bem apresentado Vinhas desta noite.
Palha andou bem de princípio ao fim, com poder e conhecimentos, com argumentos, protagonizando uma lide séria e sóbria, sem artimanhas...
Excelentes ferros, ajustadas reuniões, brega poderosa.

A Filipe Ribeiro, dos Amadores de Alter, coube efectivar pega ao quarto intento.

Francisco Palha - Volta autorizada
Filipe Ribeiro (GFA Alter do Chão) - Volta não autorizada

1º Touro - António Telles (Vinhas - 608 quilos)

A primeira actuação da noite, frente ao primeiro Vinhas da noite, esteve por conta do veteraníssimo António Palha Ribeiro Telles.
O toiro bem apresentado da aniversariante ganadaria, pedia contas, media terrenos e "olhares'... António começou em tom morno, mas subiu de catergoria nos curtos, deixando bandarilhas de grande nota com momentos de inspiração. 

A primeira pega da ordem, foi tentada primeiramente pelo forcado Diogo Amaro, tendo sofrido impressionante voltareta logo após a reunião, fechando-se perfeitamente. O derrote foi seco e Amaro caiu de má maneira, sendo transportado à enfermaria do Campo Pequeno. A pega foi efectivada por Bruno Amaro, do Grupo do Aposento Verde, ao seu primeiro intento.

António Telles - Volta autorizada
Bruno Amaro (GFA Aposento do Barrete Verde de Alcochete) - Volta autorizada

Cortesias

Quinta corrida do abono lisboeta e quinto DIRECTO do TouroeOuro no mais importante tauródromo luso, onde a tauromaquia, se se quer permanente, terá de ser provada em todos os acontecimentos.

As atípicas e ‘remodeladas’ cortesias já se realizaram, sendo que a esta altura, a arena foi já pisada pelos cavaleiros António Telles, Francisco Palha e pelo diestro António João Ferreira, no seu regresso a Lisboa, depois da tremenda colhida aqui sofrida da última vez que aqui actuou.

Perfilados estiveram também os moços de forcado dos Grupos do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Alter do Chão.

O festejo de hoje é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico João Cantinho, coadjuvado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

A Praça de Touros do Campo Pequeno, regista uma entrada dentro das limitações impostas, que ronda a meia lotação forte, sendo que a esta altura ainda entra público no tauródromo.

Antes do início do espectáculo, Homenageou-se a pristigiada ganadaria Vinhas, pelo cumprimento dos seus 70 anos de existência, com a presença na arena de Luís e Margarida Vinhas.
Assinalou-se também, o 55º aniversário de fundação do Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0