Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 04 de Outubro 2020

2020-10-04 16:30:00

7º Touro - João Silva 'El Juanito' (Calejo Pires - 465 quilos)

A derradeira actuação da tarde, agora já noite, esteve por conta do jovem matador de toiros João Silva 'El Juanito', que veste traje pérola e ouro.
O tércio de capote resultou discreto, sendo que de muleta, e pela falta de condição do toiro de Calejo Pires, tudo o que Juanito pôde fazer, fez.
Faena de persistência, de tentativas e que a passo, foram dando frutos, colocando um toiro a cumprir, quando parecia que nada teria para dar...
Faena de mérito!

João Silva 'El Juanito' - Volta autorizada

6º Touro - David Fandila (Calejo Pires - 495 quilos)

Depois de um tércio de capote em registo 'agradável', com uma larga afarolada de joelhos, Fandi destacou-se na 'área' onde todos lhe reconhecem o poder, a bandarilhar, sobretudo deixando um segundo par de grande nota e um outro em sorte de violino, também ele de valor.

De muleta andou muito solvente e agora sim, numa faena acompanhada com música, iniciada de joelhos em terra, com passes por ambos os pitons, aproveitando a potabilidade que o oponente exibiu.

Faena de mérito, embora longa, brindada ao matador de toiros Vítor Mendes, presente nas bancadas da Palha Blanco.

David Fandila ‘El Fandi’ – Volta autorizada

5º Touro - António Telles (Vale Sorraia - 520 quilos)

Vinha com ganas o Mestre António Ribeiro Telles e foi disso que se tratou toda a sua lide... Poderoso na brega, em muitos momentos a valer palmas do cônclave que além de gostar de verdade do toureiro em questão, entende as lições que dá... no geral foi uma actuação à qual não se ficou indiferente, com ferros resultantes de reuniões excepcionais...

A última pega do festejo, foi efectivada pelo forcado João Matos, dos Amadores de Vila Franca, ao primeiro intento.

António Telles - Volta autorizada
João Matos (GFA Vila Franca) - Volta autorizada

4º Touro - João Silva 'el Juanito (Calejo Pires - 465 quilos)

Três ou quatro veronicas de pés juntos, com uma plástica impressionante, fizeram do seu início de actuação, um augurio do que vinha por diante...
A primeira metade da sua faena com a flanela rubra, foi qualquer coisa de glorioso. Juanito armou o taco enquanto teve toiro a colaborar e fê-lo por ambos os pitons, com séries 'largas' de toureio em redondo e alguns improvisos dignos de registo. 
Com um toiro a vir a menos, a faena amornou, ficando muito baseada em meias séries e desplantes, sendo que na memória, fica um início de grande beleza.

João Silva 'El Juanito' - Volta autorizada

3º Touro - David Fandila 'El Fandi' (Calejo Pires - 475 quilos)

Vestindo vinho e ouro, entrou na arena para a lide do primeiro toiro do seu lote, David Fandila 'El Fandi'.
Fandi protagonizou um bom tércio de capote, destacando-se em chicuelinas, sobretudo depois do seu alternante, Juanito, ter saído ao quite de forma muito estética e arrimada.

Fandi bandarilhou com a sua tradicional forma rotunda e efectiva, mais do que entre pitons, tendo-se destacado com um par 'al violin'.

O jabonero da ganadaria de Calejo Pires não deu bom jogo para a faena de muleta que Fandi brindou ao público e por isso, nada mais houve que passes isolados.

David Fandila 'El Fandi' - Volta não autorizada

2º Touro - António Telles filho (Vale Sorraia - 460 quilos)

Quem sai aos seus não degenera, já dizia o ditado...
António Telles filho levou a efeito, em Vila Franca, uma actuação em crescendo, confiando-se a passo, construindo uma exibição em crescendo.
Os primeiros ferros, compridos e curtos, foram deixados com regularidade, mas os últimos subiram o tom no que a reuniões concerne, bregando sobretudo superiormente... Actuação que agradou ao exigente público vilafranquense.

Diogo Conde, dos Amadores de Vila Franca de Xira, efectivou pega à terceira tentativa.

António Telles filho - Volta autorizada
Diogo Conde (GFA Vila Franca) - Volta autorizada, mas forcado optou por não saudar

1º Touro - António Telles (Vale Sorraia - 505 quilos)

Mal entrou em praça para a lide do primeiro, a ovação tributada a António Telles foi qualquer coisa de impressionante.
António Palha Ribeiro Telles, lidou de boa forma um voluntarioso e bem apresentado toiro de Vale Sorraia, deixando constância do seu bom toureio e veterania ao serviço da Festa.
Boas reuniões e poderosa brega.

Luís Valença, consumou pega ao segundo intento, vestindo a jaqueta dos Amadores de Vila Franca de Xira.

António Telles - Volta autorizada
Luís Valença (GFA Vila Franca) - Volta autorizada

Cortesias

Corrida primeira da prestigiadíssima Feira de Outubro de Vila Franca de Xira.
A Praça de Touros Palha Blanco, abre as suas portas pela segunda vez neste fim-de-semana, de forma a receber a primeira de três corridas agendadas para este tauródromo.

António Telles, António Telles Filho e os diestros David Fandila 'El Fandi' e João Silva 'El Juanito', os dois últimos em substituição de Sebastián Castella, ausente por ter dado como finda a sua temporada.

As pegas estarão por conta dos forcados do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, sendo que se lidarão reses de Vale Sorraia e Calejo Pires.

As cortesias já se realizaram, sendo que a Palha Blanco terminou o papel, dentro das limitações impostas pela DGS.

O espectáculo começa agora, dirigido por Lara Gregório de Olivera, assessorada pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0