Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 05 de Outubro 2020

2020-10-05 16:30:00

6º Touro - Luís Rouxinol Júnior (Prieto de la Cal - 510 quilos)

De casaca azul e ouro, voltou a entrar na arena para a lide do sexto exemplar da ordem, Luís Rouxinol Júnior.
O último Prieto de la Cal do festejo deixou-se lidar, ainda assim requerendo afinco do jovem toureiro, Luís Rouxinol Júnior.
Rouxinol deixou com regularidade e eficácia a ferragem da praxe, com destaque ao palmito com que encerrou a sua prestação.

Para a pega do último toiro da corrida, saltaram à arena os forcados de Beja, indo para a cara do oponente, Francisco Patanita, numa concretização ao primeiro intento.

Luís Rouxinol Júnior - Volta autorizada
Francisco Patanica (GFA Beja) - Volta autorizada

5º Touro - Marcos Bastinhas (Prieto de la Cal - 515 quilos)

Outro mansote e Vila Franca começou a protestar, quiçá não com o toiro, quiçá não com o toureiro, mas com tudo e nada...
É assim a Palha Blanco e segredos não há no que a isto concerne.
A actuação de Marcos Bastinhas teve intermitências no que a efectividade diz respeito, mas teve também um ou outro bom ferro. No entanto, teve também exagero de caputazos, e Vila Franca não gosta...
Actuação sem música.

O Grupo de Forcados Amadores da Chamusca regressou à arena para a pega do segundo do seu lote. Na cara do toiro foi Bernardo Borges, para uma consumação à primeira tentativa.

Marcos Bastinhas - Volta não autorizada
Bernardo Borges (GFA Chamusca) - Volta autorizada

4º Touro - Manuel Telles Bastos (Prieto de la Cal - 505 quilos)

O primeiro comprido de Manuel Telles Bastos foi deixado com qualidade e em sorte de gaiola, sendo este o melhor momento do referido ginete, nesta sua segunda actuação. Tudo o resto foram inúmeras passagens em falso, vindo o toiro a menos com o decorrer da estadia do toiro na arena, faltando também hoje, ao toureiro, inspiração para contornar dificuldades. Actuação discreta e sem música.

A segunda pega de um lote de duas a cargo dos Amadores do Ribatejo, foi efectivada ao primeiro intento por Rafael Costa.

Manuel Telles Bastos - Volta não autorizada
Rafael Costa (GFA Ribatejo) - Volta autorizada

3º Touro - Luís Rouxinol Júnior (Prieto de la Cal - 530 quilos)

Toiro mansote aquele que coube em 'sorte' a Luís Rouxinol Júnior. Investiu com arreões e cedo buscou tábuas, obrigando o toureiro a puxar dos galões para 'sacar' faena, nunca desistindo dos seus intentos. Cumpriu com regularidade face às condições do oponente, sendo que, abriu a função tentando cravar o primeiro em sorte de gaiola, passando em falso, proporcionando ainda, momentos interessantes pelo facto do jabonero perseguir a montada com pata e 'som'.

A pega destinada aos Amadores de Beja, foi consumada por Manuel Vicente, à primeira tentativa.

Luís Rouxinol Júnior - Volta autorizada
Manuel Vicente (GFA Beja) - Volta autorizada

2º Touro - Marcos Bastinhas (Prieto de la Cal- 520 quilos)

Momento verdadeiramente excepcional a abrir a função de Marcos Bastinhas.
Marcos foi receber o oponente à porta gaiola e por largos e largos momentos, dobrou-se com o oponente, transmitindo e muito, dando cartas num palmito de terreno. Bem de verdade e Vila Franca a tributar uma enorme ovação ao toureiro alentejano.
Outro comprido, mais um curto de boa nota e neste momento, a música deveria ter tocado, o que apenas viria a acontecer na bandarilha seguinte. No terço final da sua prestação o toiro de la Cal veio a menos em desempenho, fazendo-se notar na actuação do toureiro.

A primeira pega a cargo dos Amadores da Chamusca, mas segunda da ordem de lide, esteve destinada a Miguel Santos, sendo consumada ao primeiro intento.

Marcos Bastinhas - Volta autorizada, embora o toureiro tenha optado por não a dar
Miguel Santos (GFA Chamusca) - Volta autorizada

1º Touro - Manuel Telles Bastos (Prieto de la Cal - 480 quilos)

A primeira actuação da tarde esteve por conta do dinástico cavaleiro Manuel Telles Bastos, hoje vestido de casaca verde garrafa e ouro.
Telles andou em modo discreto em toda a sua actuação, deixando a terminar um bom curto, lidando ao som da música.
Telles enfrentou-se com um toiro jabonero, distraido e andarilho.

A primeira pega da ordem foi efectivada ao primeiro intento, pelo cabo dos Amadores do Ribatejo, Pedro Espinheira.

Manuel Telles Bastos - Volta autorizada
Pedro Espinheira (GFA Ribatejo) - Volta autorizada

Cortesias

Quarto espectáculo integrado na Feira de Outubro de Vila Franca de Xira e segunda corrida de touros.

As cortesias ‘renovadas’ já se fizeram, sendo que pela arena passaram já os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Júnior, bem como os forcados dos três grupos anunciados: Ribatejo, Chamusca e Beja.

A corrida será dirigida pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário Carlos Santos, sendo que à arena, daqui a breves instantes, sairão toiros da ganadaria de Prieto de la Cal.

A Praça de Touros Palha Blanco, esgotou pelo segundo dia consecutivo.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0