Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira, 30 de Setembro 2021

2021-09-30 21:30:00

6º Novilho - Tristão Ribeiro Telles (Palha - 430 quilos)

Ao jovem Tristão Ribeiro Telles, coube encerrar a noite de toiros, à qual ninguém passou indiferente.
Actuação também ela em crescendo, com Tristão a confiar-se a cada curto, deixando uma série de bandarilhas de boa maneira, com ligeira batida ao pitón contrário e com 'graça' natural.
Tristão brindou a seu primo, João Ribeiro Telles.

A última pega da noite, esteve por conta do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, indo para a cara do novilho, o forcado Tiago Valério, numa consumação à terceira tentativa.

Tristão Ribeiro Telles - Volta autorizada
Tiago Valério (GFA Aposento da Moita) - Volta autorizada

5º Touro - João Salgueiro da Costa (Palha - 510 quilos)

Soberba actuação de João Salgueiro da Costa!
Salgueiro actuou em crescendo, mas se consentiu um toque na montada, de um Palha, também nos proporcionou, a cada bandarilha, qualidade em crescendo, até deixar um último curto, de verdadeira antologia.
Bem na brega, na leitura do oponente e sobretudo nas reuniões.
Actuação para recordar.

A derradeira pega a cargo dos Amadores de Vila Franca, esteve por conta de João Matos, sendo efectivada ao primeiro intento.

João Salgueiro da Costa - Volta à arena
João Matos (GFA Vila Franca) - Volta à arena

4º Touro - Francisco Palha (Francisco Palha - 580 quilos)

Actuação complicada a que foi protagonizada por Francisco Palha frente a um 'tremendamente' difícil touro de Palha.
O mais bonito saído à arena até ao momento, foi também aquele que mais 'perigo' evidenciou, estando 'pronto' a todo o momento a surpreender o ginete. Dois fortes toques na montada e uma aparatosa queda (felizmente sem consequências), não fizeram com que o toureiro virasse a cara à luta, cumprindo com dignidade esta sua passagem pela Palha Blanco.
Actuação sem música.

Martim Cosme Lopes, do Aposento da Moita, concretizou pega à segunda tentativa.

Francisco Palha - Volta não autorizada
Martim Cosme Lopes (GF Aposento da Moita) - Volta autorizada

 

3º Touro - Filipe Gonçalves (Palha - 545 quilos)

Filipe Gonçalves, lidou o terceiro, um toiro igualmente complicado, de resto, como o anterior.
A actuação decorreu também sem música, com o cavaleiro a actuar de forma esforçada, cumprindo com descrição, mas regularidade nesta sua passagem pela arena vilafranquense.

Guilherme Dotti, dos Amadores de Vila Franca, consumou pega ao primeiro intento.

Filipe Gonçalves - Volta não autorizada
Guilherme Dotti e primeiro ajuda (GFA Vila Franca) - Volta autorizada

2º Touro - Luís Rouxinol - (Palha - 550 quilos)

Luís Rouxinol lidou o segundo Palha da noite vilafranquense, um astado diferente do anterior, sem a colaboração do seu 'irmão'.
Rouxinol lidou de forma regular mas adequada ao toiro que tinha por diante, sem que no entanto conseguisse alardes de triunfo, por não ter matéria-prima.

Ao Grupo de Forcados do Aposento da Moita, coube pegar este toiro, ao primeiro intento, pelo seu cabo, Leonardo Mathias.
Leonardo Mathias brindou a Ricardo Levesinho.

Luís Roxinol - Volta não autorizada
Leonardo Mathias (GF Aposento da Moita) - Volta autorizada

1º Touro - Rui Salvador - (Palha - 595 quilos)

A Rui Salvador coube inaugurar as lides equestres desta última noite de Setembro, brindando aos campinos aqui presentes.
Foi uma lide com touro e toureiro e uma expressão brilhante por parte do trinómio constituído ainda pela montada de bandarilhas.
Depois dos bons compridos, Salvador levou a efeito uma exibição valorosíssima, com excelente entendimento do oponente e sobretudo muito boas execuções das sortes, depois de bom 'trabalho' de colocação.

Vasco Pereira, cabo da formação da 'casa', efectivou pega ao terceiro intento.

Rui Salvador - Volta autorizada
Vasco Pereira e primeiro ajuda (GFA Vila Franca) - Volta autorizada

Cortesias...

Directo TouroeOuro!
Vila Franca e a sua Palha Blanco, dão início a uma feira taurina de luxo, sendo esta noite, a corrida que marca a comemoração do aniversário deste tauródromo.
120 Anos!
Pela arena, passaram já os cavaleiros que compõem o elenco e que são: Rui Salvador, Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, Francisco Palha, Salgueiro da Costa e Tristão Ribeiro Telles.
Perfilados estiveram também os forcados dos Grupos de Vila Franca de Xira e Aposento da Moita.
O espectáculo conta com uma entrada que ronda a quase totalidade da lotação permitida, sendo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico, Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Nota: Antes do início do espectáculo, foi descerrada uma placa evocativa da efeméride atrás citada, sendo que houve também uma procissão (na arena), da Nossa Senhora de Alcamé, carregada aos ombros de campinos, com momento musical a cargo da fadista Teresa Tapadas.
A Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, também fez a habitual passagem pela arena, de forma a assinalar também o feliz aniversário de uma das mais emblemáticas praças de touro do país.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0