Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Santarém, 10 de Junho 2022

2022-06-10 16:30:00

6º Touro - Francisco Palha (Palha - 540 quilos)

Bem outra vez Francisco Palha.
Uma sorte de gaiola novamente e novamente boa!
Outro bom comprido e tudo o resto, mérito por todos os poros!
Toiro manso a que Francisco Palha deu a lide adequada, minimizando a sua mansidão, terminando com dois bons ferros e música como justo prémio.

António Cortes Pena Monteiro e Francisco Godinho pegaram de cernelha este último toiro da corrida.

Francisco Palha - Volta
António Cortes Pena Monteiro e Francisco Godinho - Volta

5º Touro - João Ribeiro Telles (Palha - sobrero - 520 quilos)

O quinto toiro (sobrero), foi um manso sem recursos, ao qual João Ribeiro Telles se limitou a cravar a ferragem da praxe, sem história.

A derradeira pega a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, esteve por conta de Francisco Graciosa, sendo efectivada ao segundo intento.

João Ribeiro Telles - Volta não autorizada
Francisco Graciosa (GFA Santarém) - Nao deu volta, embora autorizada, saudou.

4º Touro - Luís Rouxinol (Palha - 530 quilos)

A Luís Rouxinol coube lidar o quarto da ordem, depois de um intervalo prolongado para regar a arena.
Rouxinol brindou esta função a seus filhos Luís André e Simão, iniciando de forma correcta em compridos.
Nos curtos sacou o veterano Douro, para deixar as bandarilhas da praxe, tentando uma brega ligada, sem que no entanto o oponente de Palha replicasse.
Terminou a sua passagem por Santarém, a mesma praça onde há 35 anos recebeu das mãos de João Moura a tão sonhada alternativa, com um par de bandarilhas.

A segunda pega dos Amadores de Montemor, esteve destinada a Francisco Borges, sendo consumada à terceira tentativa.

Luís Rouxinol - Volta autorizada, mas apenas saudou
Francisco Borges (GFA Montemor) - Volta autorizada, mas apenas saudou, com enorme ovação

3º Touro - Francisco Palha (Palha - 520 quilos)

Actuação extraordinária de Francisco Palha frente ao terceiro da ordem, um toiro que como os restantes, foi distraído e não ofereceu facilidades.
Palha entendeu-o na perfeição.
Recebeu o oponente cravando o primeiro em sorte de gaiola. Fantástico. Outro comprido de boa nota e em curtos, brilhante a lidar em curto, 'enchendo' o toiro de montada para que não se colocasse em fuga. Exímias reuniões, remates elencados a preceito. Completo, a meter o público de Santarém, até aqui meio alheado de tudo, no bolso.
Palha brindou a Luís Rouxinol pela efeméride que hoje se cumpre.

A segunda pega dos Amadores de Santarém, foi concretizada por Francisco Cabaço, à quarta tentativa.

Francisco Palha - Volta
Francisco Cabaço (GFA Santarém) - Volta não autorizada

2º Touro - João Ribeiro Telles - (Palha - 510 quilos)

O primeiro toiro do lote de João Ribeiro Telles, foi devolvido aos currais imediatamente depois da sua saída à arena por ter surgido incapacitado.
João Telles lidou o segundo do seu lote, o mesmo que foi receber à porta gaiola, sendo que a mesma não resultou efusiva pela saída 'sonsa' do oponente. Nos momentos seguintes, dobrou-se em curto, deixando um bom primeiro comprido, a que se seguiu mais um de nível regular.
Nos curtos, Telles lidou em crescendo, deixando uma série de curtos de boa nota, acompanhados de uma brega muito ligada e dominadora, enfrentando-se com um toiro distraído e muito 'focado' no exterior da arena e que veio a menos substancialmente no término da sua actuação...

A primeira pega a cargo dos Amadores de Montemor, esteve por conta de Vasco Carolino, sendo efectivada ao primeiro bom intento.

João Ribeiro Telles - Volta não autorizada
Vasco Carolino (GFA Montemor) - Volta

1º Touro - Luís Rouxinol - (Palha - 505 quilos)

Depois de uma Homenagem a Luís Rouxinol por parte da organização do evento, por ocasião do cumprimento dos seus brilhantes 35 anos de alternativa, eis que o referido ginete entra em praça para a lide do primeiro Palha da tarde.
Toiro rematado de carnes sem ser corpolento, mas que exibiu comportamento por vezes desinteressado e que obrigou Rouxinol a porfiar.
O toureiro, envergando casaca azul e ouro, andou regular sem deslumbrar. O primeiro curto dava indícios de que a sua lide iria ser em tom triunfal, dado a qualidade do mesmo, desde os primórdios da sua preparação, até ao remate...
A actuação caiu um pouco de tom, recuperando no derradeiro palmo com que se encerrou a sua primeira passagem pela grande arena escalabitana.

A primeira pega, destinada à histórica formação de Santarém, foi consumada de boa forma e ao primeiro intento por António Queiróz e Melo.

Luís Rouxinol - Volta
António Queiroz e Melo (GFA Santarém) - Volta

 

Cortesias...

Há 11 anos atrás o TouroeOuro recebeu a sua alternativa e como não poderia deixar de ser, fê-lo em Santarém, palco de tantos doutoramentos tauromáquicos.

Ao tempo, com um cartel fortíssimo e praça ESGOTADA, fizemos o nosso primeiro DIRECTO. Revolucionámos. Mudámos o rumo da informação em Portugal.

Continuamos a cruzada.

10 de Junho, Dia de Portugal, mas dia também de Aniversário deste Vosso site que de tudo faz para que não lhe falta a informação sem ter de esperar dias…

Hoje actuam Luís Rouxinol (a comemorar 35 anos de alternativa), João Ribeiro Telles e Francisco Palha.

Pegam os Grupos de Santarém e Montemor, com festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Manuel Gama, assessorado pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.

A Praça de Touros Celestino Graça, regista uma entrada que ronda a meia casa forte.

Nota: Antes do início do festejo tocou-se e 'cantou-se' o Hino.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0