Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Campo Pequeno, 04 de Agosto 2022

2022-08-04 21:30:00

Prémio para a melhor pega para: Gonçalo Machado (Academicos de Elvas)

Esta noite estava em disputa um prémio para a melhor pega da noite, a disputar entre os três grupos aqui anunciados: Moita, Arronches e Académicos de Elvas.

O prémio foi para: Gonçalo Machado (sexto toiro) - Acad. Elvas

Nota: O júri foi constituído pelos três cabos.

 

6º Touro - António Prates (Vinhas - 526 quilos)

Depois dos tradicionais compridos, o cavaleiro António Prates partiu para os curtos, deixando em tom crescente, uma série de bandarilhas de boa nota, acompanhadas de uma brega de nível elevado.
Os derradeiros curtos, sobretudo o último, foram de muitos quilates.

Pelo Grupo de Forcados Académicos de Elvas, foi na linha da frente o forcado Gonçalo Machado, concretizando pega ao primeiro intento.

António Prates - Volta
Gonçalo Machado (GF Académicos de Elvas) - Volta
Ganadeiro - Volta

5º Touro - Miguel Moura (Vinhas - 562 quilos)

Miguel Moura lidou o quinto Vinhas desta primeira quinta-feira de Agosto, no Campo Pqueno.
Miguel andou bem frente ao seu oponente, lidando como gosta, com ladeios e remates, deixando com preceito a ferragem da praxe. No entanto, o ponto alto da sua prestação foi o primeiro comprido, deixado em sorte de gaiola a um toiro que saiu com pata. Rematou e como rematou, em curto, mas nunca deixando que houvesse intervenção da quadrilha... Se a música tem tocado, nao teria vindo 'mal ao mundo'.

Rafael Pimenta, dos Amadores de Arronches, efectivou pega à segunda tentativa.

Miguel Moura - Volta
Rafael Pimenta (GFA Arronches) - Volta e volta

4º Touro - Andrés Romero - (Vinhas - 650 quilos)

Andrés Romero lidou o quarto e apesar da música, conclui-se que foi autor de uma lide em tom crescente...
O rejoneador espanhol andou alegre, a evoluir na função, aumentando a qualidade a passo. Os derradeiros ferros com batida ao pitón contrário foram de muito boa nota, bem como o palmito com que encerrou a sua função.

Fábio Silva, dos Amadores da Moita, consumou pega à quinto tentativa, a sesgo.

Andrés Romero - Não deu volta, embora autorizada (saudou)
Fábio Silva (GFA Moita) - Não foi autorizada volta

3º Touro - Manuel Telles Bastos (Vinhas - 552 quilos)

O cavaleiro Manuel Telles Bastos foi receber o terceiro Vinhas à porta gaiola, sendo que o mesmo desviou a rota, não dando 'importância' ao cavaleiro e sua montada. Depois dos correctos curtos, seguiu para uma série de curtos de nota regular, deixados a um toiro complicado, que se adiantava na viagem.
Telles Bastos sofreu um forte toque na montada, que a fez desiquilibrar, atirando a dupla ao chão, afortunadamente sem consequências de maior.

A terceira pega da noite, mas primeira a cargo dos Académicos de Elvas, foi efectivada ao segundo intento por Paulo Maurício.

Manuel Telles Bastos - Não deu volta, embora autorizada (saudou)
Paulo Mauricio (GF Académicos de Elvas) - Volta

2º Touro - Rui Salvador - (Vinhas - 624 quilos)

Grande, soberba actuação de Rui Salvador frente ao segundo actuação.
Depois de homenageado pela empresa Ovação e Palmas pelo cumprimento do seu 38º ano de alternativa e depois de cumprida a fase inicial, o ginete seguiu para uma lide de brega ladeada, muito vistosa e dominadora, com gosto, com temple, com TUDO! As reuniões foram de grande nível e os remates de grande beleza, levando o bom toiro colado a si, provocando emoção sem alardes, mas com um gosto tremendo.
O público ovacionou de pé.

Luís Marques, dos Amadores de Arronches, efectivou pega ao quarta intento.

Rui Salvador - Volta
Luís Marques (GFA Arronches) - Não autorizada volta

1º Touro - Emiliano Gamero (Confirmação de Alternativa) - (Vinhas - 536 quilos)

Em noite de confirmação de alternativa na Praça de Toiros do Campo Pequeno, apresentou-se no Campo Pequeno, o rejoneador mexicano, Emiliano Gamero, apadrinhado por Rui Salvador, tendo como testemunhas, o restante elenco em cartel.

Gamero brindou a todo a afición portuguesa, fazendo votos para que a tauromaquia em Portugal nunca termine, bem como a Catedral do Toureio a Cavalo que é o Campo Pequeno. Disse ainda que vinha aqui cumprir um sonho...

Respeito na hora do brinde...

Emiliano Gamero é um toureiro de óbvios costumes distintos aos que estamos habituados e a diferença pode e deve ser considerada, aclamada, até ovacionada... Música depois do quinto curto, aquando da sua despedida da arena, a um rejoneador com forte conceito comunicativo e de espectáculo.

Mas vamos à actuação, não redonda, com altos e baixos, com alguns toques nas montadas e a terminar com dois violinos, momento em que o público correspondeu. Antes andou regular em compridos.

David Solo, dos Amadores da Moita, efectivou ao segundo intento a primeira pega da noite.

Emiliano Gamero - Volta
David Solo (GFA Moita) - Volta

Cortesias...

O TouroeOuro está em DIRECTO daquele que é o segundo espectáculo do abono lisboeta.

Pela arena do Campo Pequeno passaram já os toureiros que a cavalo lidarão um curro de toiros Vinhas, sendo eles: Rui Salvador, Manuel Telles Bastos, Emiliano Gamero, Andrés Romero, Miguel Moura e António Prates.

Perfilados estiveram também os Grupos de Forcados Amadores da Moita, Arronches e Académicos de Elvas.

O festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico João Cantinho, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva, tem uma lotação preenchida que ronda a meia casa forte.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0