Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Montijo, 3 de Setembro 2022

2022-09-03 21:30:00

Prémios Apresentação e Bravura para São Marcos e Paulo Caetano

Nesta noite estavam em disputa os prémios para a Bravura e Apresentação dos toiros em praça esta noite.
Os vencedores foram:

Apresentação - São Marcos

Bravura - Paulo Caetano

Nota: O júri foi composto pelos próprios ganadeiros

6º Touro - Emiliano Gamero (São Marcos - 590 quilos)

Emiliano Gamero lidou o último toiro da já longa noite, sendo que o fez da já conhecida forma efusiva e a dar espectáculo.
Após os compridos habituais, Gamero seguiu para uma primeira fase de bandarilhas regular, para nos derradeiros curtos, 'usar' dos seus adornos e desplantes, acompanhando assim um violino e um último curto, este de muito boa nota.

Vestindo a jaqueta dos Amadores do Montijo, efectivou pega o seu cabo, José Pedro Suiças, ao primeiro intento.

Emiliano Gamero - Volta
José Pedro Suiças (GFA Montijo) - Volta

 

5º Touro - Manuel Telles Bastos (Voltalegre - 610 quilos)

Toiro manso perdido aquele com que se enfrentou Manuel Telles Bastos e que foi o quinto da ordem.
O astado de Voltalegre, procurou tábuas sempre que pôde, condicionando e muito o labor do dinástico toureiro da Torrinha, obrigando-o a deixar a maioria dos curtos em sortes sesgadas, com mérito e ofício.

A quinta pega da noite, foi consumada ao primeiro intento por Tiago Feitor, do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

Manuel Telles Bastos - Volta
Tiago Feitor (GF T. Tauromáquica do Montijo) - Volta

4º Touro - João Moura Caetano - (Herdade de Camarate - 490 quilos)

João Moura Caetano enfrentou-se com o quarto do festejo, um exemplar que pertenceu à ganadaria de Herdade de Camarate, voluntarioso em comportamento, mas escasso de forças e que teve de ser 'muito cuidado' pelo cavaleiro.
Depois dos regulares compridos, Caetano deixou uma série de curtos de elevada nota, montando o Campo Pequeno, exibindo temple e cadencia a cada passagem, saindo a rematar as sortes, numa função de nível.

A segunda e última pega a cargo do mais antigo grupo em praça, Amadores do Ribatejo, foi efectivada por Ricardo Regueira, à primeira tentativa.

João Moura Caetano - Volta
Ricardo Regueira (GFA Ribatejo) - Volta

3º Touro - Filipe Gonçalves (Paulo Caetano - 510 quilos)

O terceiro toiro a entrar na arena foi da ganadaria de Paulo Caetano, sendo que se evidenciou colaborante para com o labor do toureiro Filipe Gonçalves.
Depois dos compridos, o cavaleiro deixou os curtos com 'recurso' a batidas ao pitón contrário, terminando com um violino e palmo na mesma 'sequência' e depois um outro palmito a encerrar a sua actuação, com cites alegrados pelo 'balancé' e remates com piruetas.

Ricardo Parracho, dos Amadores do Montijo, concretizaram pega à segunda tentativa.

Filipe Gonçalves - Volta
Ricardo Parracho (GFA Montijo) - Volta

2º Touro - Gilberto Filipe - (Adriano Ferreira - 550 quilos)

O segundo toiro da ordem de lide, foi da novel ganadaria de Adriano Ferreira. O astado não ofereceu facilidades ao seu lidador, exibindo tónica de manso, procurando tábuas assim que podia...
Depois de bem cumprida a ferragem inicial, Gilberto Filipe seguiu para uma série de curtos de boa nota, fazendo o oponente evoluir, deixando com garbo a ferragem da praxe. O ginete terminou com um violino muito do agrado do público uma lide meritória.

Rúben Firmino, do Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, tentou pega de caras por cinco vezes, concretizando-se a mesma, de cernelha, por Luís Carrilho e Rodrigo Carrilho.

Gilberto Filipe - Volta
Rúben Firmino (GF T. Tauromáquica Montijo) - Não foi autorizada volta

1º Touro - Sónia Matias - (Varela Crujo - 560 quilos)

No que a lides equestres concerne, o festejo foi inaugurado com a actuação da cavaleira Sónia Matias.
Sónia enfrentou-se com um toiro voluntarioso e que permitiu à ginete, cumprir de boa forma esta sua passagem pela arena montijense. Regular em compridos, mas com salto qualitativo em curtos, Sónia desenhou bem as sortes, com a sua costumeira popularidade e 'gancho' junto do público.

A primeira pega da noite, foi efectivada pelo Cabo dos Amadores do Ribatejo, Pedro Espinheira, ao terceiro intento.

Sónia Matias - Volta
Pedro Espinheira (GFA Ribatejo) - Volta

Cortesias...

O TouroeOuro está hoje em DIRECTO da Corrida das Tertúlias Montijenses, na Monumental Amadeu Augusto dos Santos.

Pela arena nas tradicionais cortesias, passaram já os cavaleiros Sónia Matias, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Emiliano Gamero.

Perfilados estiveram também os Forcados dos Grupos de Amadores do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo.

Este espectáculo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

O tauródromo conta com uma lotação preenchida que ronda a meia casa fraca, com maior incidência nos sectores considerados de sol.

Antes do início das actuações, foi rendida sentida Homenagem Póstuma, ao Forcado José Luís Figueiredo.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0