Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Campo Pequeno, 08 de Setembro 2022

2022-09-08 21:00:00

6º Touro - Miguel Moura (Charrua - 682 quilos)

Miguel Moura foi o último a actuar nesta inesquecível noite de toiros no Campo Pequeno, não saindo do tom triunfal que esta noite aqui se viveu.
Bem na sorte de gaiola com que iniciou a sua prestação e na qual é exímio, bem nos curtos com batida ao piton contrário, tal como nos restantes, onde a brega a duas pistas foi de elevadíssima nota, empolgando as bancadas.

João Gonçalves, dos Amadores de Azambuja, efectivou pega ao primeiro intento.

Miguel Moura - Volta
João Gonçalves (GFA Azambuja) - Volta

5º Touro - Duarte Pinto (Charrua - 578 quilos)

A Duarte Pinto coube lidar o quinto toiro de uma noite em que os astados saídos à arena, fazem parte 'grande' do bom espectáculo a que se assiste até ao momento.
Depois de bem cumprida a ferragem inicial, Duarte Pinto seguiu para curtos montando o seu cavalo de confiança, com ele desenhando uma boa actuação, frente a um toiro que se arrancou de vários terrenos diferentes... Duarte cumpriu com rigor esta sua passagem pela mais importante arena lusa.

A Guilherme Dotti coube consumar a última pega pertencente ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, fazendo-o à primeira tentativa.

Duarte Pinto - volta
Guilherme Dotti (GFA Vila Franca) - Volta

4º Touro - Marcos Bastinhas - (Charrua - 670 quilos)

Marcos Bastinhas colocou o Campo Pequeno 'boca abajo' com a sua actuação.
Cada conceito com o seu público e cada público com o seu conceito apreciado.
Marcos Bastinhas andou 'redondo' dentro daquele que é o seu estilo de toureio, alegre, entusiasta e a entusiasmar... Nos compridos, qualidade, deixando que o toiro arrancasse para si, com poderio, a deixar a ferragem com valentia.
Nos curtos, distintos momentos. Os primeiros dois, foram (com destaque para o segundo) de elevadíssimo nível, rematando com piruetas ajustadas. Bem de verdade. Depois mais curtos com cite em terra-a-terra e depois um palmito e por fim, um par de bandarilhas à meia volta. Cinco montadas no total.
Marcos apeou-se, incitando à investida do toiro, levando a efeito e a pé, um recorte em formato de desplante... público em êxtase.

João Branco, dos Amadores de Zambuja, concretizou pega à segunda tentativa.

Marcos Bastinhas - Volta e volta
João Branco (GFA Azambuja) - Volta

3º Touro - João Moura Caetano (Charrua - 650 quilos)

João Moura Caetano brindou, de forma bonita, a António Telles.
Depois disto e como havia feito o Maestro da Torrinha, seguiu para a porta dos curros onde recebeu e magnificamente o corpolento toiro de Charrua. Cumpridor, voluntarioso.
Caetano dobrou-se num palmito de terreno, estando enorme desde o primeiro momento.
Dois compridos muito bons, a que se seguiram curtos de enorme beleza estética, num toureio de cadência e temple, numa exibição brutal do cavalo Campo Pequeno. Hermosinas, brega a duas pistas e uma noite que creio ter sido a sua melhor e mais completa noite nesta praça de toiros.
Nota: Caetano caiu ao solo de forma aparatosa aquando do remate do seu primeiro curto, afortunadamente sem consequências de maior.

Pelos Amadores de Vila Franca, pegou ao segundo intento, Rafael Plácido.

João Moura Caetano - Volta
Rafael Plácido (GFA Vila Franca) - Volta

2º Touro - António Telles - (Charrua - 644 quilos)

E porque há noites assim, Maestros assim...
Depois do brinde a Dona Isabel de Herédia, António Telles, seguiu para a porta dos curros, onde foi esperar o bom toiro de Charrua. Investida alegre, com classe, mobilidade... António Telles não desperdiçou nem um 'bocadinho', levando a efeito uma muito, mas mesmo muito boa actuação, premiada com música depois do segundo ferro comprido, e bem...! Ferro soberbo com o ginete a dar todas as vantagens ao toiro.
Nos curtos, o mesmo, excelentes sortes, com a classe e domínio habituais.

A primeira pega a cargo dos Amadores de Azambuja, foi consumada por Rúben Branco, ao primeiro intento, com brinde também à Casa Real.

António Telles - Volta
Rúben Branco (GFA Azambuja) - Volta
Ganadeiro - Volta

1º Touro - Francisco Núncio - Confirmação de Alternativa - (Charrua - 638 quilos)

Vestindo casaca 'vinho e ouro', Francisco Núncio saiu à arena lisboeta a confirmar alternativa, e bem...
Depois de António Telles ceder o turno por apadrinhar o acto, com o testemunho dos restantes intervenientes, Núncio levou a efeito uma actuação francamente boa, com uma classe 'do outro mundo' e excelentes 'maneiras' de principio ao fim.
Boas reuniões, execuções das sortes e remates de todas elas, com muito 'glamour'...
O ginete brindou a Dona Isabel de Herédia, presente no Camarote que se destina à Casa Real.

A primeira pega da noite, foi efectivada pelo Cabo dos Amadores de Vila Franca de Xira, Vasco Pereira, ao terceiro intento.
Vasco Pereira brindou também a Dona Isabel de Herédia.

Francisco Núncio - Volta
Vasco Pereira (GFA Vila Franca) - Volta

Cortesias...

O TouroeOuro está hoje em DIRECTO daquela que é a quarta e última corrida do abono lisboeta.

O Campo Pequeno despede-se hoje das nocturnas, com uma Corrida Real e com elenco formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Miguel Moura e Francisco Núncio (que confirma alternativa), com pegas a cargo dos Amadores de Vila Franca de Xira e Azambuja.

Os artistas e forcados já fizeram cortesias, e daqui a muito pouco sairão à arena toiros da ganadaria de António Charrua.

O espectáculo conta com direcção do Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, com assessoria veterinária a cargo de Jorge Moreira da Silva.

O tauródromo da capital preencheu cerca de dois terços (fortes) de casa.

Antes mesmo do início das cortesias, Homenageou-se o Eng. Luís Rocha, o Sr. João Ramalho e José Pereira. E a título póstumo José Zúquete, Vasco Taborda e Rui Casqueiro.

Nota: Antes do início do espectáculo, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória dos homenageados da noite e da Rainha Isabel II, falecida hoje.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0