Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Moita, 15 de Setembro 2022

2022-09-15 21:30:00

6º Touro - Paco Velasquez (Passanha Sobral - 470 quilos)

A derradeira actuação da noite esteve por conta de Paco Velasquez, a actuar pela primeira vez na importante arena da Daniel do Nascimento.
O ginete enfrentou-se com um colaborante toiro da ganadaria Passanha Sobral, que tudo permitiu sem levantar 'problemas'. Bem nos compridos, bem como em curtos, saindo a rematar as sortes.
As duas últimas bandarilhas foram deixadas com cites em curtíssimas distâncias.

A última de seis pegas destinadas a um dos dois grupos da terra, o Aposento da Moita, foi concretizada por André Silva, fechando-se o forcado à primeira tentativa.

Paco Velasquez - Volta
André Silva - Volta

5º Touro - João Salgueiro da Costa (Passanha Sobral - 548 quilos)

João Salgueiro da Costa lidou o quinto Passanha Sobral da ordem, um toiro que motivou aplausos à sua entrada na arena, pelo trapio exibido.
O dinástico toureiro, andou bem em toda a sua actuação, exibindo regularidade na execução das sortes, abordagens ao oponente e reuniões.

A excelente noite protagonizada pelo Grupo de Forcados do Aposento da Moita, teve sequência com a pega concretizada ao primeiro intento pelo forcado Martín Cosme Lopes.

João Salgueiro da Costa - Volta
Martín Cosme Lopes - Volta

4º Touro - João Ribeiro Telles - (Passanha Sobral - 500 quilos)

A João Ribeiro Telles coube lidar o quarto da ordem, depois de um intervalo para arranjo da arena.
O cavaleiro recebeu bem o oponente, em curto, deixando com boa nota os compridos da praxe. Em curtos, duas fases distintas, a primeira delas mais candenciada, com bandarilhas com ligeira batida e depois, já com o Ilusionista, dois curtos de nível elevado, com o costumeiro carisma desta montada.

A quarta de seis pegas destinadas à 'encerrona' do Aposento da Moita, no tauródromo da terra, foi consumada por Diogo Gromicho, ao primeiro imponente intento.

João Ribeiro Telles - Volta
Diogo Gromicho - Volta

3º Touro - João Moura Júnior (Passanha Sobral - 505 quilos)

João Moura Júnior lidou o terceiro, um toiro com mobilidade e transmissão e que proporcionou ao toureiro bons momentos de toureio.
O primeiro comprido foi deixado em sorte de gaiola, resultando bem, com o toureiro a rematar a sorte de forma prolongada e bonita.
Depois de concluida a fase de compridos, seguiu para curtos... os primeiros, citando de praça a praça, deixando a ferragem de boa forma, depois, com uma 'Mourina' e um palmito de boa nota.

A João Freitas coube efectivar a terceira pega da ordem, concretizando-a ao primeiro bom intento.

João Moura Júnior - Volta
João Freitas e primeiro-ajuda - Volta

2º Touro - Gilberto Filipe - (Passanha Sobral - 515 quilos)

A segunda actuação da climatéricamente agradável noite de toiros, esteve por conta de Glberto Filipe.
O ginete enfrentou-se com um toiro de investida bem diferente do anterior, dificultando a vida ao toureiro, que de tudo teve que fazer para defender os seus pregaminhos.
Em compridos, Gilberto andou menos regular, sendo que nos curtos, tentou recuperar sítio, deixando a ferragem da ordem de forma correcta, mas sem alardes de triunfo, destacando-se num víolino de 'recurso' mas que foi muito do agrado do público.

A segunda pega da noite, foi efectivada à segunda tentativa por Tiago Valério, do Aposento da Moita.

Gilberto Filipe - Não deu volta, embora autorizada (saudou)
Tiago Valério - Não deu volta, embora autorizada (saudou com segunda chamada a saudar)

1º Touro - António Telles - (Passanha Sobral - 511 quilos)

Saiu com 'praça' o primeiro da ordem de lide, favorecido pela córnea exibida, numa função destinada a António Palha Ribeiro Telles e brindada ao público que compôs um pouco mais que os dois terços da Daniel do Nascimento.
António Telles deixou três compridos, sendo o terceiro adornado com uma volta durante o cite, motivando a primeira grande ovação da noite.
A lide decorreu sob um bom signo, deixando o Mestre da Torrinha, uma série de curtos de boa execução.

A primeira pega de seis destinadas ao Grupo de Forcados do Aposento da Moita, foi efectivada sem problemas e com ofício, ao primeiro intento, pelo cabo da formação, Leonardo Mathias.
Esta pega foi brindada a Nuno Carvalho 'Mata', sendo-lhe tributada enorme ovação.

António Telles - Volta
Leonardo Mathias - Volta

Cortesias...

O Homem põe e São Pedro descompõe e por isso, hoje e na verdade, inaugura-se a Feira Taurina da Moita do ano 2022 (devido à passagem da tempestade Danielle), naquela que foi e continuará a ser, uma das mais importantes e emblemáticas praças de touros do país, a Daniel do Nascimento, com Ricardo Levesinho ao comando desta que se espera uma 'Boa Viagem'.

Pela arena, num espectáculo promovido pela Tauroleve, passaram já para as tradicionais saudações ao público, os cavaleiros António Palha Ribeiro Telles, Gilberto Filipe, João Moura Júnior, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa e Paco Velasquez.

Perfilados estiveram também, os Forcados do Aposento da Moita, capitaneados por Leonardo Mathias, naquela que é a costumeira ‘encerrona’ deste grupo.

O Tauródromo conta com uma lotação preenchida de cerca de dois terços de entrada (num momento em que ainda entra muito público na Daniel do Nascimento), com Direcção a cargo do Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares, assesserado pelo Médico Veterinário, Carlos Santos.

Nota: cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do malogrado forcado Fernando Quintella, cinco anos depois do dia em que foi colhido nesta praça, de forma fatal.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0