Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
  • geral@touroeouro.com

Em directo

Vila Franca de Xira - 04 de Outubro 2022

2022-10-04 21:30:00

6º Touro - João Moura Júnior (Passanha - 520 quilos)

Teve uma recepção airosa e de bom nível o último toiro da corrida, com Moura Júnior a dobrar-se com ele em curto 'território', resultando de boa nota o primeiro comprido. O segundo ficou traseirote, mas, a 'faena' em curtos rectificou, deixando as boas iniciais bandarilhas. Rapidamente sacou o 'Hostil' e com ele, ladeios importantes e um curto junto a tábuas de grande qualidade. Terminando, duas 'Mourinas' de muitos quilates, rematadas superiomente, com o público em pé.

A derradeira pega da noite, desta encerrona a cargo dos Amadores de Vila Franca, foi consumada ao primeiro intento pelo forcado Guilherme Dotti.

João Moura Júnior - Volta
Guilherme Dotti e primeiro ajuda - Volta

5º Touro - António Telles (David Ribeiro Telles - 565 quilos)

Outra grande actuação de António Telles.
O Maestro da Torrinha foi buscar o 'David Ribeiro Telles' à porta gaiola e com ele dobrou-se en curto, em pouco mais que um palmito de terreno.
Restantes compridos bons e curtos de grande, elevadíssimo nível, fiel ao seu conceito clássico, em plano lidador por todos os poros, rematando as derradeiras sortes.

Vasco Pereira, cabo da formação vilafranquense, consumou ao primeiro intento, brindando a Carlos Silva, naquele que foi o último toiro por si rabejado.
Carlos Silva despediu-se com todo o tauródromo em pé, agradecendo os muitos e muitos anos que pegou toiros, envergando a jaqueta dos Amadores de Vila Franca.

Além da volta com Vasco Pereira, Carlos Silva deu volta apoteótica em solitário, despindo a jaqueta...

António Telles - Volta
Vasco Pereira e Carlos Silva - Volta

4º Touro - João Moura Júnior - (David Ribeiro Telles - 550 quilos)

João Moura Júnior, vestindo casaca 'sangue de touro' de veludo e ouro, levou a efeito uma actuação muito correcta, com o primeiro comprido em sorte de gaiola, a resultar muito bem.
Outro bom comprido e uma série de bandarilhas com ligeiras batidas ao piton contrário, boas reuniões e remates de todas as sortes.
Actuação ao som da música interpretada pelo Ateneu Artístico Vilafranquense.
Moura Júnior brindou a António Telles.

A quarta pega da ordem, foi concretizada ao primeiro intento, por Pedro Silva.
Toiro rabejado por Carlos Silva.

João Moura Júnior - Volta
Pedro Silva - Volta

Morante de la Puebla na trincheira da Palha Blanco…

José António ‘Morante de la Puebla’ já se encontra em Vila Franca de Xira e em concreto, já na Praça de Touros Palha Blanco.
Morante assiste desde a trincheira à corrida que agora acontece neste tauródromo, acompanhado do seu apoderado Pedro Jorge Marques.
Relembramos que Morante de la Puebla actuará nesta praça, amanhã, quarta-feira, 5 de Outubro, Feriado Nacional.
O cartel é ainda composto pelo matador de toiros João Silva 'El Juanito' e pelo cavaleiro João Ribeiro Telles, bem como pelos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, com toiros de Manuel Veiga.
(Na foto com Pedro Marques, Ricardo e Rui Levesinho)

3º Touro - António Telles - (Passanha - 500 quilos)

Vestindo casaca preta e ouro, deu seguimento ao mano-a-mano desta noite, o cavaleiro António Palha Ribeiro Telles.
Actuação em crescendo, com atribuição de música excessivamente tardia... Bem António Telles em compridos e sobretudo nos derradeiros curtos, com entradas pelo 'toiro dentro' de grande qualidade.
Brinde ao público.

A terceira pega das seis destinadas ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, foi consumada por Lucas Gonçalves, ao segundo intento.
Toiro rabejado por Carlos Silva.

António Telles - Volta
Lucas Gonçalves - Volta

2º Touro - João Moura Júnior - (Vale Sorraia - 565 quilos)

João Moura Júnior quis retorquir no que concerne à sorte de gaiola, mas no momento da saída do bom toiro da ganadaria Vale Sorraia, a 'coisa' não se ajeitou e seguiu adiante... Toiro extraordinário, que se arrancava de largo e ao qual haveria que dar vantagens de forma a deixá-lo brilhar na sua plenitude. Os melhores momentos de Moura Júnior estiveram nos ladeios com que abriu a função em bandarilhas, sendo que no entanto, a sua estadia na arena foi pautada por algumas passagens em falso...
Actuação sem música, brindada ao público,

Rafael Plácido efectivou a segunda brilhante pega da ordem, à primeira tentativa.
Toiro rabejado por Carlos Silva.

João Moura Júnior - Não foi autorizada volta
Rafael Plácido - Volta

1º Touro - António Telles - (Vale Sorraia - 520 quilos)

Genial, simplesmente genial a primeira actuação de António Palha Ribeiro Telles, frente ao toiro de Vale Sorraia, um astado com trapio e voluntarioso.
António Telles cravou o primeiro em sorte de gaiola, sendo o segundo comprido o primeiro grande momento de enorme ovação... Nos curtos, iniciou o compêndio até ao momento em que crava um terceiro curto de antologia e colocou a 'sua' Palha Blanco em pé.
António Telles brindou a Carlos Silva.

A primeira pega da ordem, que de resto, são na sua totalidade pertencentes aos Amadores de Vila Franca, foi consumada por Rodrigo Andrade, ao primeiro intento.
Rabejado por Carlos Silva.

António Telles - Volta
Rodrigo Andrade - Volta

Cortesias...

Terceira corrida na Palha Blanco, integrada na sua Feira de Outubro.
A Tauroleve leva a efeito um espectáculo dissemelhante dos demais, colocando em frente-a-frente os cavaleiros António Palha Ribeiro Telles e João Moura Júnior, numa noite em que se lidam toiros das ganadarias Passanha (que substitui os inicialmente anunciados de Murteira Grave), Ribeiro Telles e Vale Sorraia.
Esta corrida marca também a despedida de um grande e histórico forcado, o rabejador Carlos Silva, numa encerrona a cargo dos Amadores de Vila Franca.
O festejo começa agora com Direcção a cargo do Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, João Moreira da Silva.
O tauródromo vilafranquense está praticamente cheio.

google.com, pub-5416276538842499, DIRECT, f08c47fec0942fa0