Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » São Manços – A tauromaquia em modo Dakar…

São Manços – A tauromaquia em modo Dakar…

0
By Solange Pinto on 9 de Abril, 2023 Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

Insistem em querer dizer que temos ódios de estimação e que nos importa a nós, o que dizem, colocamos à porta e que nos importa mesmo, é o respeito pelo aficionado.

A Corrida de Páscoa, em São Manços, além de se “apresentar com calor” excessivo para a época e disso ninguém tem culpa, começou com 8 minutos de atraso e, com pó em quantidades estupidamente avultadas. Pois bem, é curioso que quando actuam certos artistas, existe esta tendência que, irrita quem está na bancada, incomoda e é penoso…

A culpa, é, em última, ou melhor, primeira instância, do Delegado Técnico Tauromáquico, os olhos da IGAC num espectáculo.

O que seria, se na Corrida do Domingo de Ressurreição em Sevilha, os vestidos das senhoras, saíssem encardidos? Vamos lá ter um pouco de brio e respeito por quem paga. Todos!

Actuaram perante casa cheia, os cavaleiros João Moura, António Telles e Luís Rouxinol.

Moura abriu a função lidando o São Martinho e aí, as coisas resultaram apenas regulares, sem grande brilho e em jeito de… “próximo por favor”…

O próximo, foi da ganadaria Passanha, o bravo de serviço e aí sim, Moura sentiu-se mais a gosto desde que entrou na arena, mandando recolher os subalternos, cravando o primeiro bom comprido em sorte de gaiola, a que se seguiu outro de boa nota. Em curtos tudo na mesma fasquia, com batidas ao piton contrário e boas reuniões e aí sim, viu-se Moura. Pena não haver remates ao estilo da “casa”.

António Telles lidou um Veiga Teixeira ao qual o público protestou e pediu devolução aos currais, por ter caído à saída dos curros, parecendo inferiorizado.

Protestos à parte, Telles levou rapidamente a lide por diante e cumprindo na sua passagem pela arena de São Manços.

Tendo por diante um feio Guiomar Cortes Moura, cujo prémio apresentação estava negado à partida, António Telles andou mais em jeito triunfal, levando a efeito bons ferros curtos e três palmitos de boa nota.

No que concerne a Luís Rouxinol as coisas foram meio por meio… A primeira actuação, frente a um Luís Rocha foi a pior, havendo algum desacerto na hora da cravagem comprida, facto que o toureiro pareceu atribuir aos ferros propriamente ditos. Nos curtos cumpriu sem alardes de triunfo. Frente ao Condessa de Sobral e depois dos compridos, andou com o Douro e aí sim, com mais nível e classe, recriando-se na brega ladeada, a terminar com chave d’ouro e um bom par de bandarilhas e um palmito também ele de boa nota.

Lidaram-se reses das ganadarias de São Martinho, Veiga Teixeira, Luís Rocha, Passanha, Maria Guiomar Cortes de Moura e Condessa de Sobral, todos eles a cumprirem, sendo de facto o destaque maior para a rês de Passanha, em apresentação e bravura, vencendo os prémios em disputa, com o júri composto pelos próprios ganadeiros.

A anteceder o início do espectáculo houve ainda lugar a diversas homenagens, nomeadamente aos cavaleiros João Moura e António Telles e ao Grupo de Forcados Amadores de Évora.

As pegas estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Évora e São Manços.

Pelos Amadores de Évora, foram na linha da frente Dinis Caeiro, efectivando ao segundo intento; e Miguel Direito e João Cristóvão ao primeiro intento.

Vestindo a jaqueta da “casa”, ou seja, Amadores de São Manços, estiveram: Diogo Coutinho, Manuel Trindade e Martim Moreno, sendo que todas as consumações foram à primeira tentativa.

O festejo foi dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Agostinho Borges, assessorado pela Médica Veterinária Ana Gomes.

Espectáculo pouco redondo e que pareceu realizado em Dakar…

[Best_Wordpress_Gallery id=”10″ gal_title=”São Manços – 09 de Abril 2023″]
Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Warning: Cannot find any file for partial: partials/single/post-footer in /home/touroeou/public_html/wp-content/themes/smart-mag/lib/core.php on line 443
Pesquisa
Mais recentes...

Opinião d’Ouro – A praça da ilusão

28 de Junho, 2025

Orelhas para todos no Festival Taurino de Navas de San Juan

28 de Junho, 2025

Ciudad Real com cartéis definidos

28 de Junho, 2025

Apresentados os cartéis de Huelva

28 de Junho, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.