Prémios “Apresentação” e “Bravura” para Passanha
Estavam em disputa prémios para os toiros das ganadarias a concurso, ganhos por:
– Apresentação – Passanha
– Bravura – Passanha
6º Touro – Luís Rouxinol – (Condessa de Sobral – 500 quilos)
Boa actuação de Luís Rouxinol frente ao toiro que encerrou a corrida concurso.
O exemplar de Condessa de Sobral e a experiência de Rouxinol e Douro, fizeram desta lide um momento agradável, com bons ferros, rematados com ladeios vistosos. O toureiro de Pegões terminou com um bom par de bandarilhas e um palmito de boa nota.
Luís Rouxinol – Volta
6ª Pega (GFA São Manços) – Martim Moreno
A última pega do festejo, foi concretizada ao primeiro intento por Martim Moreno, à primeira tentativa.
Martim Moreno (GFA São Manços) – Volta
5º Touro – António Telles – (Maria Guiomar Cortes Moura – 600 quilos)
A segunda actuação de António Palha Ribeiro Telles foi mais redonda que a primeira, permitindo o toiro de Guiomar Moura, que o Maestro da Torrinha se recriasse a gosto… O toureiro foi receber o toiro à porta gaiola, levando-o consigo, deixando compridos de bom nível, a que se seguiram curtos de boa execução. Contrariando o que é habitual, Telles terminou a função com três palmitos de boa nota.
António Telles – Volta
5ª Pega – GFA Évora – João Cristóvão
A quinta e derradeira pega por conta dos Amadores de Évora, foi consumada à primeira tentativa por João Cristóvão.
João Cristóvão (GFA Évora) – Volta
4º Touro – João Moura – (Passanha – 590 quilos)
De casaca azul e ouro, regressou à arena para a lide do quarto da ordem, o cavaleiro João Moura, que este ano comemora 45 anos de alternativa.
O cavaleiro que não gosta de ficar com os seus créditos por mãos alheias, mandou recolher a quadrilha, cravando o primeiro em sorte de gaiola, de boa nota, a que se seguiu outro comprido de nível. Nos curtos, citou de largo, reunindo após batida ao pitón contrário, cravando de alto a baixo, faltando apenas remates das sortes.
João Moura – Volta
4ª Pega – GFA São Manços – Manuel Trindade
A segunda pega a cargo dos Amadores de São Manços, esteve por conta de Manuel Trindade, pegando ao primeiro muito bom intento, numa função brindada aos três cavaleiros que compõem o elenco equestre.
Manuel Trindade (GFA São Manços) – Volta
3º Touro – Luís Rouxinol – (Eng. Luís Rocha – 540 quilos)
Luís Rouxinol lidou o exemplar da ganadaria alentejana de Luís Rocha, também ele bem apresentado e a “deixar-se”… Rouxinol “a braços” com a ferragem comprida que teimava em não ficar, queixando-se o toureiro da mesma, ou seja, da ferragem.
Os curtos foram em crescendo, terminando com um palmito de boa nota.
Luís Rouxinol – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
3ª Pega – GFA Évora – Miguel Direito
A terceira pega da ordem de lide, destinada desta feita ao Grupo de Évora, foi efectivada à primeira tentativa por Miguel Direito.
Miguel Direito (GFA Évora) – Não deu volta, embora autorizada (saudou)
2º Touro – António Telles – (Veiga Teixeira – 560 quilos)
António Telles, vestindo casaca verde e ouro, lidou o segundo toiro a concurso, um astado com trapio, de Veiga Teixeira. A rês ao sair dos curros, caiu de má maneira dando a sensação imediata que havia ficado inferiorizado fisicamente, motivando os protestos do público, contudo, a lide prosseguiu, com Telles a deixar de correcta forma a ferragem comprida e curta da ordem.
António Telles – Volta
2ª Pega – GFA S. Manços – Diogo Coutinho
A segunda pega da tarde, foi consumada de boa forma ao primeiro intento, pelo forcado Diogo Coutinho, dos Amadores de São Manços.
Diogo Coutinho (GFA Évora) – Volta
1º Touro – João Moura – (São Martinho – 520 quilos)
João Moura abriu a função alentejana, protagonizando uma actuação em crescendo, sendo que ainda assim decorreu em tom morno e em registo apenas cumpridor, frente ao toiro de São Martinho.
João Moura – Não deu volta, embora permitida (saudou)
1ª Pega – GFA Évora – Dinis Caeiro
A primeira pega da calorosa tarde, foi efectivada ao segundo intento, por Dinis Caeiro, dos Amadores de Évora.
Cortesias
Calor, ambiente e muita expectativa conferida não só pelo Concurso de Ganadarias que se anuncia, mas também pela presença de três cavaleiros carregados de história e sonoros triunfos em carreiras devidamente comprovadas de valor.
João Moura, António Telles e Luís Rouxinol já fizeram as cortesias, bem como perfilados estiveram os forcados dos grupos de Évora e São Manços.
Casa cheia, num espectáculo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Agostinho Borges, com assessoria veterinária de Ana Gomes.
Antes do início das lides, Homenageou-se na arena, o Maestro João Moura e António Telles, pelo cumprimento das respectivas efemérides, ou seja, aniversários de alternativa.
Também foram homenageados os Forcados de Évora também pelo mesmo motivo.
Fique por aí, o festejo pascal, começa agora!
O TouroeOuro está de regresso aos DIRECTOS, uma das rúbricas mais apreciadas pelos visitantes deste espaço informativo.
Acompanhe tudo o que se irá passar daqui a pouco na arena alentejana de São Manços, nesta corrida concurso de ganadarias com os seguintes exemplares: Veiga Teixeira, Condessa de Sobral, Maria Guiomar Cortes Moura, Passanha, Luís Rocha e São Martinho.
As lides estarão por conta de três dos mais destacados toureiros da História da Tauromaquia lusa: João Moura, António Telles e Luís Rouxinol.
As pegas estarão por conta do Grupo de Forcados Amadores de Évora e São Manços.