Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Vila Franca – A Mãe de todas as mães e um filho… António Telles!

Vila Franca – A Mãe de todas as mães e um filho… António Telles!

0
By Solange Pinto on 7 de Maio, 2023 Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

Se ao Campo Pequeno e personificando se pode chamar o Pai dos tauródromos, creio bem, que a Vila Franca se pode chamar a Mãe das praças de touros lusas.

Nada mais justo, que essa palavra tão grande, como “Mãe” entre hoje nesta crónica e a elas, à minha Mãe, às Vossas Mães e à Mãe de todos quanto nos lêem, brindemos todas as palavras e desejos positivos.

Regressemos a Vila Franca, à praça onde não se pode vir sem certezas de tudo, mesmo quando o nada é sempre uma possibilidade…

David Gomes foi o primeiro actuante da tarde, tendo por diante um toiro com teclas para tocar, numa música que David Gomes não dançou. Recebeu à porta gaiola, deixando dois compridos de colocação desajustada, bem como apenas cumpriu com a cravagem das curtas, sem argumentos numa tarde que não deverá recordar com agrado. Terminou com o mais correcto dos seus ferros, um violino, numa prestação sem música.

António Prates andou em crescendo, elevando a sua própria fasquia com dois curtos em que tentou imprimir mais emoção, terminando em bom plano esta sua passagem por Vila Franca. A restante actuação, contou com regulares compridos e umas iniciais curtas de maior descrição.
Prestação sem música, em sintonia com o grau de exigência da Palha Blanco.

Depois do infortúnio de três toiros devolvidos aos currais, dois deles por congestionamentos físicos e um por lesão, lidou o sexto da ordem, Tristão Ribeiro Telles.
Tristão consentiu alguns toques nas montadas numa primeira fase, recuperando sítio, evoluindo na lide, terminando em plano positivo e ambiente, deixando dois curtos de boa nota.

Joaquim Brito Paes lidou o primeiro sobrero de três saídos à arena, fazendo-o de forma absolutamente correcta, interpretando bem o seu conceito de toureio, quer na brega, quer nas cravagens. O seu oponente não complicou, mas não emprestou particular transmissão à função, acompanhada de música.

António Telles filho esteve todo um senhor na Palha Blanco, sobretudo na brega, no conceito clássico apurado e do bom, na técnica, nos tempos, nos jeito e trejeitos fazendo recordar com leveza quem é o seu pai. Levou o toiro para onde quis, mesmo e quando o toiro se rachou. Andou com a pinta dos que mandam e isso, Vila Franca sabe reconhecer bem. Tudo suou a bom, mas o último ferro, antecedido com piruetas no cite, com elegância, foi – o ferro!

Por último e com a tarde já fria, actuou o jovem Diogo Oliveira, o “tal” que entrou pela porta das substituições. Não envergonhou, não defraudou e deixou com garbo e alguma velocidade excessiva a ferragem da ordem, sem a parte bem positiva, aquela em que se fala de entendimento e lide na verdadeira acepção da palavra.

Como nota no que a touros concerne, dizer que o curro de Conde de Murça, emprestou mobilidade ao festejo, algum “piri-piri” e sobretudo, esteve muito bem apresentado, tendo alguma escassez de forças.

As pegas estiveram por conta dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e São Manços.

Pela formação de Vila Franca, pegaram de caras os forcados: Vasco Pereira (cabo) e Guilherme Dotti e Lucas Gonçalves, ao primeiro intento.

Vestindo a jaqueta de São Manços, estiveram na linha da frente: João Fortunato (cabo), Manuel Trindade e Duarte Telles, à primeira tentativa.

A corrida contou com um terço forte de entrada, pouco e a revelar alguma fragilidade “taquillera” por parte dos mais jovens toureiros.

O espectáculo foi dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Fotos: João Dinis
(Clique para aumentar)

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Jet d’Ouro – Na primeira da Moita

18 de Setembro, 2025

Entradas para 12 de Outubro em Madrid esgotam em menos de uma hora

18 de Setembro, 2025

Corrida e despedida de cabo em Póvoa de São Miguel a 27 de Setembro

17 de Setembro, 2025

Primeira da Moita – Tomás Bastos e o seu feitiço chamado Moita

17 de Setembro, 2025

Acompanhe em DIRETO a corrida da Moita

16 de Setembro, 2025

Opinião d’Ouro -A trincheira dos ofendidos

16 de Setembro, 2025
Pesquisa
Mais recentes...

Jet d’Ouro – Na primeira da Moita

18 de Setembro, 2025

Entradas para 12 de Outubro em Madrid esgotam em menos de uma hora

18 de Setembro, 2025

Marco Pérez assina exclusiva de 20 tardes no México

18 de Setembro, 2025

Última de Albacete sem troféus

17 de Setembro, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.