Pese embora o tempo frio e húmido que se fez sentir na tarde deste Domingo, em Coruche, o público correspondeu ao chamado solidário em benefício do campino Daniel Silva, vítima de uma grave queda na prova de condução de cabrestos, no passado em Coruche, “atirando-o” de forma irreversível para uma cadeira de rodas.
A Homenagem e acção solidária, da responsabilidade e organização da restante “campinagem” e suas esposas, contou com as actuações a cavalo de António Cabaço, Nelson Soares, Rui Silva, Vítor Cabaço, Henrique Pinheiro e Miguel Felisberto, com uma exibição de toureio a pé a cargo de João Inácio “Janica”, um dos momentos altos do festejo.
As pegas estiveram por conta dos jovens forcados apelidado de “Amigos dos Campinos”. Em boas demonstrações, foram na linha da frente, “ladeados” por veteranos de diversas formações: Isaque Bicker; Assif; Gonçalo Inácio; Ricardo Patusco; Paulo Pinto e Carlos Silva (cernelha) e João Pereira.
Lidaram-se reses de diversas ganadarias, também elas solidárias, bem como todos os intervenientes no espectáculo com direção a cargo de Lara Gregório de Oliveira e José Luís Cruz.
Os brindes concentraram-se na sua maioria, como não poderia deixar de ser, em Daniel Silva, para quem foram os 15.202,10 euros, resultado do esforço de todos (acrescendo a este valor e ao trabalho gratuito de todos os intervenientes, está o valor dos bares, oferecido pelo GFA de Coruche), mas sobretudo dos campinos, companheiros e amigos de Daniel Silva, faltando apenas frisar o óbvio, ou seja, que todas as recolhas das reses foram feitas por duplas de campinos a cavalo.
Fotos: João Dinis