Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Balanço da Temporada – Ganadarias

Balanço da Temporada – Ganadarias

0
By Solange Pinto on 1 de Dezembro, 2023 Destaques, Artigos de Opinião
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

O Rei da Festa, pode e deve ser um dos “cabeça de cartaz” de uma corrida ou qualquer outro espectáculo tauromáquico.

Em Portugal, tenta-se que, de quando em vez, seja o toiro o maior atractivo de um evento tauromáquico, promovendo-se em cartaz, ou a pelagem do curro, ou o encaste, ou ainda o peso das reses.

Nos últimos anos, cuidam-se mais as voltas à arena dos criadores de toiros, separando-se o “trigo do joio”, ou seja, a destrinça entre um toiro que andou, teve mobilidade, serviu com alegria, de um toiro que seja bravo de verdade.

Vamos aos destaques e surge a ganadaria Passanha como uma das triunfadoras, em número. Obviamente que quão maior for o número de reses enviadas à praça, maior é também a possibilidade de triunfo. Ainda assim e pese embora o aumento exponencial das possibilidades de triunfo, a verdade é que a ganadaria Passanha continua a reunir consenso por entre os cavaleiros e até rejoneadores, bem como para garantir sucesso aos jovens toureiros.

Houve ainda, destaque maior para a ganadaria Murteira Grave, garantindo o seu prestígio por exemplo, no Campo Pequeno, com um bom toiro lidado por Moura Júnior e um curro de “enfarte” da ganadaria Vinhas, no Sobral de Monte Agraço.

A enaltecer também voltas dadas à arena pelo criador da Casa Prudêncio, La Cercada, pelo excelente novilho levado a Vila Franca e Calejo Pires, na Moita, estes últimos lidados por Tomás Bastos.

A ganadaria Veiga Teixeira e António Silva voltaram a “brilhar” no que concerne às respectivas apresentações.

Para fechar o capítulo do triunfo dos bravos portugueses, onde tantos nomes haveria por citar, resta dizer que o ano foi de muitos confrontos ganadeiro, vulgo, concursos de ganadarias, alguns habituais por entre o panorama taurino luso, mas outros “inventados” de forma a resolver a questão da falta de curros completos, que promete infelizmente agudizar-se na próxima temporada.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Orelha solitária para Rafael Serna e um sobrero de Murteira Grave na segunda de Sevilha

12 de Abril, 2026

Tomás Bastos sem sorte em Mont de Marsan

12 de Abril, 2026

Editorial de Abril – Caridade no Campo Pequeno

11 de Abril, 2026

Jornadas didáticas levam centenas de alunos à arena da Maestranza de Sevilha

10 de Abril, 2026

Figuras a 26 de abril em corrida solidária em Alcácer do Sal

9 de Abril, 2026

Vila Franca de Xira recebe VII Feira das Tertúlias com quatro dias de festa e tradição

9 de Abril, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Todos a ombros em Don Benito

12 de Abril, 2026

Orelha solitária para Rafael Serna e um sobrero de Murteira Grave na segunda de Sevilha

12 de Abril, 2026

Rúben Pinar corta três orelhas em Tobarra

12 de Abril, 2026

Novilhada em Madrid com pouco mais que uma ovação

12 de Abril, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.