Touros custam em 2024 o dobro das temporadas antes da pandemia

0

Os curros de touros vão custar este ano o dobro do preço do que custavam até à temporada 2019, a última antes da pandemia, facto que está a levar os empresários a “fazerem contas à vida” e a ponderar uma redução do número de espetáculos, apostando na qualidade em detrimento da quantidade.

Um touro de uma ganadaria portuguesa de topo, como Veiga Teixeira, António Silva ou Murteira Grave, custa agora um valor acima dos três mil euros, quando nas temporadas anteriores à pandemia custava cerca de metade.

Atualmente um curro de touros de uma ganadaria das mais prestigiadas em Portugal custa entre 15 a 20 mil euros, uma significativa fatia do orçamento de uma corrida de touros, a que acrescem depois os custos com os toureiros, forcados, renda da praça, pessoal auxiliar, legalização e publicidade do espetáculo.

Apesar dos valores, os ganadeiros poderão não estar a ganhar mais que nas temporadas anteriores, tendo em conta a inflação que afetou o preço das rações, combustíveis e veterinários, havendo mesmo ganadeiros que continuam a reduzir os efetivos.

Ao que o TouroeOuro apurou atualmente em Portugal é difícil encontrar touros abaixo por 2 mil euros, valores claramente impulsionados pelas ganadarias mais afamadas.

Ao dia de hoje é também difícil encontrar em Espanha touros que possam vir a ser lidados em Portugal, dada a escassez de reses bravas que ocorre também do outro lado da fronteira.

A fazer subir o preço dos touros em Portugal estão também alguns empresários espanhóis que têm procurado touros de ganadarias portuguesas para levar para as ruas em Espanha, onde são muitas vezes pagos a preços bastante superiores que para lidar em praças lusas.

De acordo com várias fontes contactadas pelo TouroeOuro a ganadaria Veiga Teixeira será atualmente a “mais cara” com o ganadeiro a pedir entre os 3.500 a 4 mil euros por rês brava.

Share.