A Fundação del Toro de Lídia, entidade espanhola que defende e promove a festa brava, anunciou esta quarta-feira o dia 26 de maio como o “Dia Mundial da Tauromaquia”.
Esta era uma pretensão antiga da Fundação, que abriu mesmo um processo de consulta junto de várias entidades taurinas e civis, com o objetivo de equiparar a tauromaquia a todas as expressões culturais que têm um dia para se celebrarem.
Após a recolha dos diversos contributos, a Fundaciíon del Toro de Lidia, escolheu o dia 16 de maio como Dia Mundial da Tauromaquia, estando para isso a preparar um conjunto de atividades para as celebrações do primeiro dia.
Saliente-se que foi a 16 de maio que o touro Bailaor colheu mortalmente o matador de touros Joselito el Gallo, considerado o “Rei dos Toureiros”, motivo que pesou na decisão da Fundação.
A instituição do Dia Internacional da Tauromaquia será mais um elemento de promoção da tauromaquia e também, nas palavras de Victorino Martín, “uma data em que a família tauromáquica de todo o mundo poderá celebrar junta e em comunidade, orgulhosa da nossa cultura”.