Vila Franca vive “Do Campo à Praça” de março a julho

0

A cidade de Vila Franca de Xira viverá um autêntico ambiente “Do Campo à Praça”, entre os meses de março e julho, com uma diversidade de eventos que celebram a cultura e devoção vila-franquense.

O programa do evento, apresentado esta quinta-feira, em conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, inclui oito eventos, a realizar entre os meses de março e julho, de onde se destacam a Semana da Cultura Tauromáquica, Gala Equestre, Romarias aos Santuários do Senhora da Boa Morte e Senhora de Alcamé, culminando no Colete Encarnado.

Fernando Paulo Ferreira salienta que “a iniciativa decorre de março até à festa do Colete Encarnado, em julho. Tem um conjunto de atividades diferentes, também para abranger diversos gostos. Começa com a Semana da Cultura Tauromáquica, de 16 a 23 de março, organizada entre câmara municipal e o Clube Taurino vila-franquense, e depois temos um evento de apoio a um jovem novilheiro, o Gonçalo Alves, no dia 06 de abril”.

O autarca destaca que Vila Franca de Xira se encontra ”num território de transição, de transição entre o cosmopolitismo da capital e as tradições do Ribatejo”, e por isso “temos esta grande particularidade que nos torna diferentes de todas as outras terras aqui da Área Metropolitana de Lisboa Norte, que é ter um conjunto de iniciativas ao longo do ano em torno ou da tauromaquia, ou das actividades campestres ou das actividades religiosas que são muito especiais relativamente às outras localidades e por isso, valem sempre a pena visitas específicas para virem cá acompanhar-nos.”

O programa, inicia-se a 16 de março, com a Semana da Cultura Tauromáquica, que contempla um conjunto de iniciativas, de onde se destacam a exibição do filme “Matador”, a 18 de março, a apresentação do livro “José Falcão – Justiça para um valente”, no dia 19 e uma novilhada a 23 de março, na Praça de Touros Palha Blanco.

A 6 de abril tem lugar um almoço de angariação de fundos para aquisição de um traje de luces para o novilheiro da Escola de Toureio José Falcão, Gonçalo Alves.

“Temos uma gala equestre no centro hípico na Quinta da Boavista, no dia 21 de abril, uma vez que o nosso concelho tem uma forte ligação à cultura equestre e ao cavalo. Teremos também a tradicional Romaria ao Senhor da Boa Morte, em 09 de maio, Dia da Espiga e feriado municipal”, acrescentou Fernando Paulo Ferreira, que anunciou assim a novidade deste ano do certame.

Com programa ainda não “rematado” está a quinta edição da Feira das Tertúlias, que se realizará de 3 a 5 de maio.
Por essa altura, a 5 de maio, realizar-se-á a primeira corrida de touros na Praça de Touros Palha Blanco, para onde o empresário Ricardo Levesinho prometeu “dar grande destaque ao touro”, anunciando para breve a oficialização do cartel.

Segundo o presidente da Câmara, em 30 de junho regressam as tertúlias e, nos dias 04, 05 e 06 de julho, o Colete Encarnado volta a Vila Franca com “muita festa, concertos, toiros na rua para quem gosta desta cultura e muitos espetáculos”.

Fernando Paulo Ferreira adiantou também que, naqueles dias, a Câmara vai disponibilizar autocarros gratuitos, tal como fez no ano passado.

“Vamos disponibilizar autocarros gratuitos. Vamos reforçar as linhas disponíveis para que as pessoas de desloquem gratuitamente em transporte coletivo. Temos autocarros até às 05:00 com conforto e assim diminuímos as pegadas ecológicas, não vale a pena trazerem o carro”, disse.

O autarca destacou que estes eventos favorecem e valorizam atividades realizadas pelas comunidades locais e fazem uma ligação entre a Grande Lisboa e o Ribatejo.

Share.