A Provedora do Telespetador da RTP, Ana Sousa Dias, foi ouvida esta terça-feira, na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, e esclareceu os deputados que a RTP não transmite corridas de touros, uma vez que as linhas estratégicas do Conselho Geral Independente falam do bem-estar animal.
“Quanto às touradas, acho discutível, mas não vou entrar nessa discussão. As linhas da estratégia que o Conselho Geral Independente estabeleceu para a RTP falam no bem-estar animal. A partir daí, a situação muda drasticamente”, esclareceu Ana Sousa Dias, que considera assim que é uma questão “institucional”, e que por isso não está dependente da opinião da Direção do Canal ou de outras pressões que possam vir a existir.
As decisões do Conselho Geral Independente, composto Leonor Beleza, Alberto Arons de Carvalho, Ana Margarida de Carvalho, Isabel Medina, Isabel Pires de Lima e Vítor Caldeira, visam a supervisão e fiscalização do canal de serviço público de televisão, no que diz respeito ao serviço prestado e contra as quais é impossível à Direção de programas, ou outra, ir.
A provedora salientou ainda que das 6.300 mensagens recebidas o ano passado, uma esmagadora maioria eram sobre o tema da tauromaquia.