A cidade de Vila Franca de Xira acolhe entre 05 e 07 de julho a 92.ª edição das Festas do Colete Encarnado, que terá este ano David Carreira e Anjos como cabeças-de-cartaz, mas a componente taurina continua a marcar as festas maiores da cidade, com muita tauromaquia e a Homenagem ao Campino.
Joaquim Júlio Ruivo Correia “Matateu” foi o escolhido pelos seus pares para ser o Homenageado deste ano, sendo por isso o grande destaque da tarde do dia 6 de julho, sábado.
Aos 77 anos de idade, o homem que se forjou nos campos de Benavente e teve passagem por inúmeras casas agrícolas, de onde se destaca a última por onde passou a de David Ribeiro Telles, mostrou-se hoje surpreendido com a distinção que a autarquia de Vila Franca de Xira lhe irá fazer.
“Quando me disseram que era eu o homenageado não acreditei”, disse na tarde desta quarta-feira, durante a apresentação do 92º Colete Encarnado, que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Franca de Xira, “estou muito contente que se tenham lembrado de mim, é um orgulho”.
Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira salientou que a cidade “está preparada” para mais um ano receber os cerca de 300 mil visitantes que durante três dias enchem a cidade de cor, alegria e festa.
“Esta é uma festa muito importante, não só no Ribatejo, mas muito típica no conjunto da Área Metropolitana de Lisboa. Estamos absolutamente preparados para receber mais gente”, afirmou o autarca.
Relativamente às novidades para este ano, Fernando Paulo Ferreira referiu que será criado um espaço ‘lounge’ a pensar nas famílias, com locais para amamentação e troca de fraldas.
“Já há muitas pessoas que trazem, nomeadamente para os concertos, crianças de colo e bebés e, portanto, teremos um espaço na cidade dedicado a dar apoio a essas famílias”, justificou.
Outra das novidades previstas para este ano é a disponibilização de dois comboios “especiais” que vão fazer a ligação entre as estações de Vila Franca de Xira e de Santa Apolónia (Lisboa), nas madrugadas de sexta-feira e de sábado (partida às 03:20).
Irá ser, igualmente, mantida a circulação de uma rede de autocarros gratuitos para o festival.
“Portanto, é uma ótima maneira de as pessoas virem ao Colete Encarnado em transporte público, que é uma coisa sustentável, confortável e com transporte toda a noite”, sublinhou o autarca.
As largadas e esperas de toiros acontecem pelas 18 horas de sexta-feira, 5 de julho, às 18.30 horas do sábado 6 de julho e às 10.30 horas do dia 7 de julho, domingo.
Na madrugada de 7 de julho, pelas 2 horas da manhã terá lugar a Garraiada da Sardinha Assada, e às 18 horas de domingo, a grandiosa corrida mista do Colete Encarnado.