Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Eduardo Chibanga concentra atenções na novilhada da Moita

Eduardo Chibanga concentra atenções na novilhada da Moita

0
By Solange Pinto on 15 de Setembro, 2024 Destaques, Crónicas
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

Eduardo Chibanga foi aquele que maiores atenções concentrou na novilhada realizada na Moita esta tarde calorosa de Domingo e que colocou ponto final à Feira Taurina integrada nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem 2024.

Chibanga vive em Coruche, é africano, aluno da Escola Taurina da Moita e dono de qualquer coisa que vai muito para além do que se vê. Foi receber o astado de Mata-o-Demo à porta gaiola, com uma larga afarolada, a que se seguiu outra e um restante bom tércio de capote. Maneiras, diferentes dos demais, carisma e arestas a limar, claro que sim, mas capaz de prender todas as atenções. De muleta e por entre alguma instabilidade que de quando em vez veio acima, exibiu pormenores e faculdades. É cedo, mas pode ser um caso.

Eduardo Chibanga, bandarilhou com solvência, deu nota do seu cunho até nesta matéria. Deu volta com o maioral de Mata-o-Demo.

Actuaram ainda os jovens Manuel León, António Grilo “Toninho” e David Gutiérrez, da Escola de Badajoz; Luís Rivero Muñoz, da Escola de Galapagar e João Mexia, da Escola da Moita.

Todos os “miúdos” estiveram voluntariosos, uns mais “maturados” que outros, mas todos com sonhos e por isso, por aqui ficamos porque os novilhos também põem e dispõem e… descompõem.

Lidaram-se a pé, novilhos de São Marcos, Mata-o-Demo e Canas Vigouroux.

O espectáculo foi inaugurado com uma agradável actuação por parte de Mariana Avó que a cavalo deixou constância da sua já experiência nas lides equestres, sendo esta rês pegada pelo jovem Guilherme Sousa, do Aposento da Moita, ao primeiro intento.

O espectáculo foi dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

A Praça de Touros Daniel do Nascimento registou uma simpática entrada de público se em conta tivermos que à mesma hora se realizava pelas ruas da cidade, um cortejo etnográfico que certamente “dividiu” atenções.

Fotos: João Dinis

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Montijo – Ganhou Ventura, pode ganhar a tauromaquia, mas o toiro… (c/fotos)

27 de Junho, 2026

Diego Ventura com aparatosa colhida no Montijo (c/fotos)

27 de Junho, 2026

Acompanhe em DIRETO a corrida do Montijo

26 de Junho, 2026

Vila Franca de Xira começa a preparar o Colete Encarnado com tertúlias, tradição e tauromaquia

26 de Junho, 2026

Praça de Touros da Terrugem interdita pela IGAC coloca corrida de agosto em risco

25 de Junho, 2026

Judiciária investiga concurso da Praça de Touros da Amieira

25 de Junho, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Montijo – Ganhou Ventura, pode ganhar a tauromaquia, mas o toiro… (c/fotos)

27 de Junho, 2026

Diego Ventura com aparatosa colhida no Montijo (c/fotos)

27 de Junho, 2026

Talavante, Juan Ortega e Pablo Aguado a ombros em Algeciras

27 de Junho, 2026

Chota com tripla Porta Grande

27 de Junho, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.