Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Montijo – Pouquíssimo público numa tarde estranha de Outubro

Montijo – Pouquíssimo público numa tarde estranha de Outubro

0
By Solange Pinto on 19 de Outubro, 2024 Noticias, Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A tarde deste Sábado, 19 de Outubro, resultou-me meio estranha… O clima estava convidativo, os bilhetes de bancada geral com preço apelativo e, o elenco, convinhamos, não era dos piores… Se falarmos da causa, essa então ganharia todas as praças cheias e do mérito dos beneficiados do Festival Taurino não cabem dúvidas. Os Bombeiros merecem “tudo e mais um par de botas”.

O que acontece é que a tauromaquia não vive de causas, vive de outros apelos e são esses que têm, urgem ser repensados.

A Amadeu Augusto dos Santos precisa ser revitalizada. É grave o que por ali se passa. Os que pensam, não dizendo “sonham” porque isso foi “chão que já deu uvas”, precisam delinear estratégias, pensar e repensar métodos de levar pessoas às praças. A falta de boas recordações, faz com os espectáculo vindouros sintam a falta de interesse e porque não dizê-lo, a falta de crença na qualidade dos festejos.

Disse-o muitas vezes, direi tantas outras, que um cartel sem motivos de interesse, não proporciona bons espectáculos e os que sentem, são os próximos, aqueles em que é legitimo pensar ‘epá eu não vou lá porque o outro em que lá fui, foi uma granda banhada…’.

Isto que atrás descrevo, não parece estar em consonância com o clima de festarola vivido na trincheira, em que por entre as famosas pipas tão do agrado dos empresários lá surgiam uns copos vindos detrás do burladero da empresa. Estranho?

A mim, que já cá ando há uns anos, entristece-me ver esta praça votada ao despovoamento. Pouquíssimo público, menos de um quarto de casa e os bombeiros eventualmente com uma homenagem que se ficou por… não sabemos. Ah pois, não se sabe qual o resultado do Festival. Talvez depois de feitas e bem as continhas.

Pergunto eu. Não é legítimo que quem compra um bilhete pela dita causa, saiba o montante doado? Talvez não…

Lidaram-se novilhos-toiros de António Silva, Branco Núncio, Pégoras, São Marcos e dois exemplares de Jorge de Carvalho. Nenhum sem lide, mas nenhum de bandeira, sendo que no que concerne à apresentação, nada chocante.

Abriu a função Miguel Moura, correcto no seu labor, ainda que sem resultar num triunfo sonoro. Seguiu-se Luís Rouxinol Júnior, quiçá o mais empolgado e empolgante da tarde, com uma função alegre e até com um ferro ou outro de muito boa nota.
António Prates andou de menos a mais, chegando mais ao público na reta final da função e; António Telles filho, também a lidar em crescendo, sem deslumbrar.

As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados da terra.

Pelo Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, pegaram de caras Pedro Galamba e Paulo Carvalheira, ao primeiro intento.

Pelos Amadores do Montijo, seguiram na linha da frente, Rúben Cardoso, consumando à segunda tentativa e Manuel Marques ao primeiro intento.

No Montijo houve toureio a pé e nesta matéria e pese embora a vontade de ambos os artistas, a “coisa” ficou-se a meias tintas.

Ambos, Nuno Casquinha e Gonçalo Alves foram receber os seus “inimigos” à porta gaiola e ambos, bandarilharam com solvência. No que concerne às respectivas faenas de muleta, destacou-se com ofício e técnica Nuno Casquinha, estando Alves também em plano muito positivo face à matéria-prima de que dispunha.

O espectáculo foi dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, coadjuvada pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Foto: Solange Pinto

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Warning: Cannot find any file for partial: partials/single/post-footer in /home/touroeou/public_html/wp-content/themes/smart-mag/lib/core.php on line 443
Pesquisa
Mais recentes...

Vila Franca de Xira – Na Arena, a verdade não se esconde

31 de Maio, 2025

Ventura corta a única orelha da tarde em Las Ventas

31 de Maio, 2025

Morante e Justo a ombros em Ávila

31 de Maio, 2025

Coruche – Quente e “encortiçado” sabor a pouco

31 de Maio, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.