Espetadores na tauromaquia portuguesa “são apenas” um quinto da temporada de Madrid

0

São dados preocupantes e que deveriam alarmar o sector tauromáquico português, aqueles que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente, sobre as estatísticas oficiais dos espetáculos de tauromaquia, referentes ao no 2023.

Os dados, obtidos através dos números disponibilizados por cada um dos empresários taurinos portugueses, registados na Inspeção Geral das Actividades Culturais, cujo registo é obrigatório para a realização de espetáculos tauromáquicos, permitem aferir com clareza o número de assistentes nos espetáculos tauromáquicos, bem como o seu “valor” monetário.

Comparativamente com os dados recentemente divulgados pela empresa Plaza1, que gere a Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, onde anunciou que este ano presenciaram os diversos espetáculos, 59, que ali se realizaram cerca de 1 milhão de espetadores, a tauromaquia portuguesa, em 2023, teve apenas um quinto dessa cifra, 258.381 em 172 espetáculos realizados em Portugal Continental e Açores.

Dos 258.381 espetadores presentes nas bancadas das Praças de Touros portuguesas, 30.896 dizem respeito a convites.

No que à economia diz respeito, a tauromaquia portuguesa tem um valor global de 5.149.553 euros, valor ainda mais díspar de Madrid, se tivermos em conta que se estima que só numa temporada a praça da capital espanhola possa faturar entre os 40 a 50 Milhões de euros.

Dos 5,1 Milhões de euros da tauromaquia portuguesa, destaque-se que cerca de 10%, 494.900 euros, são respeitantes à tauromaquia açoriana.

A título de curiosidade refira-se o facto de os aficionados portugueses preferirem os espetáculos noturnos, que tiveram 133.825 espetadores, ao invés dos 124.556 nos diurnos, isto quando a maioria dos espetáculos tauromáquicos foram realizados no horário da tarde, 98 em horário diurno e 74 em horário noturno.

Estes números, que são as estatísticas oficiais em Portugal, continuam muito díspares dos anunciados pela Federação Prótoiro, que de acordo com os dados apresentados no final do ano 2023, anunciou 400.700 espetadores nas praças portuguesas, praticamente o dobro do agora revelado pelo INE.

A média de espetadores em Portugal, é também outro dado bastante díspar, com os dados do INE a revelarem uma média de 1.502 assistentes em cada um dos recintos, e a Prótoiro 2.274.

Share.