O Parlamento irá chumbar as três propostas anti-taurinas, apresentadas pelo PAN, e que esta sexta-feira, 4 de outubro, vão ser discutidas e votadas.
De acordo com o que o TouroeOuro apurou, junto de fontes das várias forças políticas representadas na Assembleia da República, sobretudo as três mais representadas, PSD, PS e CHEGA, as propostas de Referendo sobre a Abolição das Touradas em Portugal, a interdição dos menores de 16 anos na assistência dos espetáculos taurinos e o alargar da Lei da proteção animal serão chumbadas.
A que gera menos consenso entre as bancadas parlamentares é a da presença de menores de 16 anos no espetáculo tauromáquico, podendo mesmo haver deputados das maiores bancadas a votar favoravelmente a medida apresentada pela deputada única do PAN.
A questão do referendo sobre a Abolição das Touradas em Portugal está a ser encarada como anticonstitucional, pelo que as principais bancadas de deputados vão chumbar a proposta.
O alargamento da Lei de proteção animal deverá baixar à comissão respetiva, com o objetivo de analisar que propostas poderão ser incluidas.
A discussão das matérias irá ocorrer esta sexta-feira, a partir das 10 horas.