José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, destacou esta sexta-feira o “civismo e comportamento” dos aficionados que se encontravam nas galeria da Assembleia da República a assistir ao debate em que foram votadas as propostas “anti taurinas” do PAN e Bloco de Esquerda, sobretudo quando o tema “pode levar a manifestações mais acaloradas”.
Por sua vez, foram por inúmeras as vezes que José Pedro Aguiar-Branco teve que interromper o decurso dos trabalhos, tendo em conta as intervenções inopinadas dos deputados de várias bancadas durante as intervenções no debate parlamentar. O Presidente considerou mesmo que os aficionados “deram o exemplo” aos deputados.
Do lado “taurino”, destacam-se as intervenções do PSD, Chega, com os eleitos do PS a reafirmar também o apoio à tauromaquia, bem como o PCP, que embora no discurso não fosse acérrimo defensor, o demonstrou nas votações.
Sem qualquer surpresa, Bloco de Esquerda e Livre manifestaram o seu apoio às iniciativas do PAN.
A Iniciativa Liberal, não sendo favorável nem contra a tauromaquia, não votou a favor das matérias anti taurinas, não concordando com os apoios institucionais.
Destaque maior para o discurso de Emília Cerqueira do PSD, afirmando que “eu não gosto de touradas, mas defenderei sempre, enquanto for desejo dos portugueses e benéfico para Portugal”.