A Federação Taurina, Prótoiro, veio este sábado congratular-se com a decisão proferida pelos deputados da Assembleia da República, na última sexta-feira, que rejeitaram “todas as propostas apresentadas pelo PAN e Bloco de Esquerda (BE) com o objetivo de limitar ou abolir a prática da tauromaquia em Portugal”.
A Prótoiro congratula-se com este resultado, que reflete o respeito pelas tradições, pela cultura popular e pela liberdade dos cidadãos de escolherem os seus espetáculos.
“Este é um marco importante na defesa da tauromaquia, e reforça o compromisso das instituições democráticas em assegurar que todas as expressões culturais, incluindo as que são alvo de ataques injustificados, sejam preservadas para as gerações futuras”, afirma a Federação Taurina.
A Federação, salienta ainda que durante o debate, as galerias da Assembleia da República contaram com a presença de figuras afetas à tauromaquia, incluindo toureiros, forcados, empresários e um expressivo grupo de jovens aficionados, “que demonstraram o seu apoio a esta cultura tão portuguesa”.
O Presidente da Assembleia, José Pedro Aguiar-Branco, destacou o comportamento exemplar e cívico dos presentes, que, apesar da intensidade do debate, mantiveram uma postura digna e respeitosa. Ao final das votações, os defensores da tauromaquia foram homenageados com uma ovação de pé por parte da grande maioria dos deputados, num sinal claro de apoio à continuidade desta arte que faz parte da nossa identidade.