Portugal, taurinamente falando, tem sobre si uma espada que agora suspensa, a qualquer momento pode cair provocando eventuais ferimentos…
Mais ferimentos, poder-se-á dizer. Setúbal adquiriu a Praça de Touros Carlos Relvas e é o que se vê, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Albufeira, entre outras. Em oposição, deveríamos todos idolatrar a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e carrega-la a ombros pela Porta Grande. Seja quem ou qual for o presidente, os autarcas deste município, têm sabido respeitar e até mesmo apoiar a tauromaquia, encarando-a como uma marca identitária da cidade. Vila Franca promove, divulga, faz acontecer.
Neste âmbito, surge também a Pombal e em concreto, a Junta de Freguesia de Abiul. A Sandra e o Pedro perceberam também e de imediato, que as Festas do Bodo de Abiul estão intimamente ligadas à Festa dos Toiros e que os emigrantes que regressam a Abiul por ocasião das férias, querem ir aos toiros, na terra, que é a sua.
Todos os anos são exemplo vivo do que é saber elevar a Tauromaquia, premiando as boas presenças. Que mais se juntem a estes bons exemplos, que mais tenhamos para contar no que concerne aos verdadeiros “protetores” da tauromaquia.