6º Touro – João Moura Júnior (Brito Paes – 640 quilos)
Palavras para quê. João Moura Júnior chamou seu Pai João Moura para a lide deste toiro logo a partir dos curtos e meu Deus, praça em pé… em pé à sua entrada na arena, em pé depois de lidar e cravar, ladear… Momento fantástico com epílogo num palmito. Apoteose.
João Moura Júnior – Volta


6ª Pega – GFA Montemor – José Maria Pena Monteiro
José Maria Cortes Pena Monteiro, foi o forcado que encerrou o capitulo das pegas. Consumou à primeira tentativa, vestindo a jaqueta dos Amadores de Montemor.
José Maria Pena Monteiro – Volta

5º Touro – João Moura Júnior (M. Grave – 505 quilos)
Toiro excepcional, com tudo o que um toiro deve ter… Investiu sempre, de todos os terrenos, de todas as formas, com alegria e poderio.
Dois bons compridos. E talvez aquela que foi a grande atuação de Moura Júnior no que levamos de tarde. Ferros com soberbas reuniões.
João Moura Júnior – Volta
Ganadeiro – Volta


5ª Pega – GFA Santarém – Francisco Cabaço
O bom Grave, permitiu uma boa pega tendo como autor Francisco Cabaço, dos Amadores de Santarém, numa consumação ao primeiro intento.
Francisco Cabaço – Volta

4º Touro – João Moura Júnior (Palha – 560 quilos)
Foi um toiro bem apresentado, com tipo fiel à sua “casa” e sobretudo, com as suas teclas…
Bem a receber e em fase de compridos, sendo que em curtos deixou a ferragem de forma regular, tentando imprimir emoção encerrando o toiro em tábuas nas derradeiras sortes.
João Moura Júnior – Volta


4ª Pega – GFA Montemor – Vasco Carolino
A Vasco Carolino coube consumar a pega deste “Palha”, concretizando ao primeiro intento, pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor.
Vasco Carolino – Volta

3º Touro – João Moura Júnior (Veiga Teixeira – 520 quilos)
João Moura Júnior cravou o primeiro comprido em sorte de gaiola, resultando de muito boa nota. A seguir aproveitou o “som” do toiro e fe-lo vir ao seu encontro para deixar o segundo comprido.
Em curtos destacou-se nas duas Mourinas com que terminou a sua atuação, sendo muito aplaudido na ocasião.
Moura Júnior brindou ao Presidente da Câmara de Santarém.


João Moura Júnior – Volta
3ª Pega – GFA Santarém – João Faro
A terceira pega da tarde, mas segunda a cargo dos Amadores de Santarém, foi efetivada ao primeiro intento, pelo forcado João Faro.
João Faro – Volta

2º Touro – João Moura Júnior (Romão Tenório – 620 quilos)
O toiro de Romão Tenório, segundo exemplar a sair à arena, emprestou ao toureiro aquilo que sempre foi o “terreno” de Moura Júnior.
Bem a lidar, sendo que partiu para o toiro com ganas, reuniu da forma possível, terminando a rematar as sortes com curtas distâncias e ladeios.
Brindou a sua Mãe.
João Moura Júnior – Volta


2ª Pega – GFA Montemor – Vasco Ponce
Vasco Ponce foi autor de uma pega de elevadíssimo nível, à primeira tentativa, vestindo a jaqueta dos Amadores de Montemor.
Vasco Ponce – Volta

1º Touro – João Moura Júnior (Vale Sorraia – 500 quilos)
De casaca azul e ouro, depois de uma breve homenagem a si e seu Pai, João Moura, entrou na arena para a lide do primeiro da ordem, João Moura Júnior, num brinde ao muito público aqui presente.
Moura Júnior andou feliz na lide deste primeiro de seis touros, a receber com dois compridos.
Nos curtos, as primeiras bandarilhas foram deixadas inicialmente muito em curto, depois alargando distâncias no cite, recriando-se na brega de remate.
Boa actuação, sobretudo muito dentro do seu conceito e da restante família toureira.
João Moura Júnior – Volta


1ª Pega – GFA Santarém – Francisco Graciosa
Para a cara do “touro inaugural” do festejo, foi para a cara do toiro de Vale Sorraia, o forcado Francisco Graciosa, efetivando ao primeiro intento.
Francisco Graciosa – Volta

Cortesias
Um único cavaleiro. Uma praça emblemática, a Monumental Celestino Graça, em Santarém. João Moura Júnior, naquilo que é a repetição de um gesto feito pelo seu Pai, na mesma praça de touros, há exactamente 46 anos atrás.
O ginete enfrenta-se hoje com seis touros de distintas ganadarias e encastes, estando acompanhado pela sua quadrilha e também, pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Montemor.
O festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Marco Cardoso, assessorado pelo médico veterinário José Luís Cruz, conta com uma lotação preenchida de um pouco mais de meia casa.
Antes do início do festejo cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do maioral da Casa Palha.




Fotos: João Dinis