Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Moita – Uma corrida de momentos… com prémios para Grave e Veiga Teixeira e triunfo para o Aposento da Moita

Moita – Uma corrida de momentos… com prémios para Grave e Veiga Teixeira e triunfo para o Aposento da Moita

0
By Solange Pinto on 25 de Maio, 2025 Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A propósito da primeira corrida de touros da temporada na Praça de Touros Daniel do Nascimento, ocorre-me dizer, que foi um espetáculo de momentos, mais que de triunfos redondos ou irrepreensíveis.

O tradicional espectáculo integrado na Feira de Maio, na Moita (do Ribatejo), foi entretida, mas e apesar de ser de Gala à Antiga Portuguesa, não preencheu mais que dois terços de entrada e diria ainda, que muito, devido à mudança de cabo que se anunciava.

Não creio que a recriação da Gala tenha beneficiado o evento em questão. Muito pelo contrário, conferiu-lhe “apenas e só” mais meia horita ao calor.

A corrida concurso, foi desigual em tamanho e trapio e ainda, em comportamento. Destacou-se a larga escala no que a qualidade concerne, o toiro primeiro saído à arena, da ganadaria Murteira Grave, ganhador do troféu Bravura. Já o de Veiga Teixeira, levou para casa o “galardão” para Apresentação. Relembramos que o quarto toiro, da ganadaria de Mata-o-Demo e o sexto de Conde de la Corte, ficaram aquém do que se exigia em trapio para uma praça da importância que tem a Daniel do Nascimento, sobretudo numa corrida concurso. Lidaram-se ainda touros de Varela Crujo e Conde de Murça (o júri foi composto pela Sociedade Moitense de Tauromaquia, pelo Clube Taurino da Moita e pelo Grupo de Forcados do Aposento da Moita).

Os “reis da Festa” foram os forcados, mas começo pelos toureiro até porque a “história” pode contar-se em meia dúzia de linhas. Destacado pelo todo da atuação (a sua primeira), saiu Tristão Ribeiro Telles. Arrojado, alegre e com atitude. Tristão surgiu diferente, mais irreverente, seguro e a deixar ferros redondeados. Exibição interessante mas sem sequência semelhante no seu segundo, onde passou com mais aparato que eficácia.

Rui Fernandes abriu praça frente ao vencedor do concurso e desde cedo se percebeu qual seria o desfecho do dito concurso. Toiro em modo “estampa” mas mais que isso, touro em modo bravo de verdade. Grande toiro, soberbo toiro, excelente toiro a arrancar-se de todos os terrenos, com alegria e vivacidade, com cara de “tio”. Muito toiro e uma atuação regular de Fernandes… Frente ao segundo, pouco toiro. Pouquíssimo toiro sobretudo em trapio. Actuação discreta.

Francisco Palha é um toureiro de rasgos mas encanta quando faz uma coisa simples e que qualquer toureiro deveria fazer. Mas são poucos os que o fazem. Falo de permitir que um toiro se arranque primeiro… e que o cavaleiro não se negue e Palha é desses. Frente ao segundo, crava o ferro da tarde, ou seja, o primeiro curto e crava um ferro em que não se nega quando o toiro a uma curta distância deu o sinal de arranque, “mandando-o ir”… O restante foram sortes de gaiola eficazes e maneiras e modos positivos…

Mas esta corrida foi mais que isto. Os cabeça-de-cartaz eram os forcados e o resto são cantigas. O Aposento da Moita fardou antigos e actuais elementos para as despedidas do seu cabo Leonardo Mathias. Digno cabo, digno líder, educado, afável e ainda por cima, toda a sua vida de forcado, bom forcado.

Não conto hoje aqui dizer nomes exaustivamente… Isso foi o que menos importou. O que sim importou foi ver os cabos todos juntos, desde o seu fundador, faltando apenas José Maria Betencourt. Unidos, amigos e muitos a ser um único forcado, juntos numa historia de 50 anos.

Houve novos elementos a pegar, antigos elementos a pegar e destaco quatro momentos, de uma série de cinco pegas ao primeiro intento e uma ao segundo. A pega do Cabo Leonardo Mathias. A pega do novo Cabo Luís Canto Moniz e a pega de António Ramalho que se despediu das arenas. Fora isto e foi tanto… o grande, o enorme, o gigante Tiago Ribeiro, o antigo cabo rabejador, que não se negou a rabejar cinco touros. Deu volta no quinto, ficou sozinho no centro da arena, recolhendo a ovação merecida, como um dos grandes desta formação, se não mesmo um dos maiores… A Moita foi agora sim, muito justa com Tiago.

Resta dizer, o expectável, ou seja, que o Grupo abandonou a praça saindo pela Porta Grande, a passo, saboreando a tarde inesquecível.

O festejo foi dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Fotos: Luís Moreira

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Mario Vilau vence Liga Nacional de Novilhadas, Tomás Bastos cortou duas orelhas

19 de Outubro, 2025

Os últimos compromissos da temporada 2025 em terras lusas

19 de Outubro, 2025

Las Ventas ultrapassa o milhão de espectadores e encerra a temporada 2025 com recorde histórico

17 de Outubro, 2025

Zafra acolhe o XVII Simpósio Internacional do Touro Bravo

17 de Outubro, 2025

Canais espanhóis transmitirão Final da Liga de Novilhadas 2025 com Tomás Bastos

16 de Outubro, 2025

Aluno da Escola de Toureio da Moita estreia-se em Espanha com distinção

16 de Outubro, 2025
Pesquisa
Mais recentes...

Orelha para Urdiales, Ortega e Aguado no Festival de Chinchón

19 de Outubro, 2025

Mario Vilau vence Liga Nacional de Novilhadas, Tomás Bastos cortou duas orelhas

19 de Outubro, 2025

Os últimos compromissos da temporada 2025 em terras lusas

19 de Outubro, 2025

Grande ambiente na corrida de aniversário da Praça de Aguascalientes

19 de Outubro, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.