Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Montijo – Inesperados e imponentes! Só que não! Miguel Moura foi o que fez valer a pena

Montijo – Inesperados e imponentes! Só que não! Miguel Moura foi o que fez valer a pena

0
By Solange Pinto on 29 de Junho, 2025 Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

Temíveis, inesperados, imponentes… só que não.
A publicidade enganosa de outros palcos, por vezes tem os seus frutos e foi ao Montijo quem quis ver toiros, não importando se são bombas ou estalinhos de Carnaval. No entanto, foram menos, muito menos que em datas homólogas e a verdade é que o público já não come “gato por lebre”. Come gato se bem entender, em consciência. E sabe bem o prato onde está a boa lebre.
Continua a subestimar-se o “pagante” e a querer safar um espectáculo feito para a meia casa. Argumento. Barreiras a 80 euros e meio de bancada a 40, 50 euros, é uma realidade que não é a nossa, muito menos para comer gatos, mais que lebres e um cartel que não sendo mau, é como tantos outros.

Meia casa (o que no São Pedro é obra… inacabada) e não me venham dizer outras coisas. Admito que me enganei na contagem possível, se e só se me apresentarem o número oficial e aí, faremos uma notícia com pompa e circunstância. Digo isto com tristeza, entenda-se…

Não sei, nem vem ao caso saber qual o duende que cria os slogans da Toiros com Arte, mas a verdade é que faz a empresa passar maus bocados, uma vez que tudo o que se anuncia, sai ao lado…

Os tais temíveis cujos pesos andaram entre os 480 e os 530 quilos, da ganadaria de Fontembro, foram o que foram, mas não temíveis, nem inesperados, adjectivos que definitivamente podem exibir imaginação mas não cabem na tauromaquia dos eleitos. Os toiros da ganadaria de Fontembro, alguns rematados e outros nem tanto, serviram ao espectáculo, com relevância positiva para o primeiro da ordem.

Actuaram três toureiros jovens, sendo o cabeça-de-cartaz, Miguel Moura.
Miguel Moura está desde há uns anos para cá, num momento absolutamente fantástico. O dinástico ginete, diria, está num momento de maturidade e embora não abdicando do conceito de que bebeu em casa, com um cunho pessoal fruto daquele seu jeito “esquisito” e cabisbaixo de andar em praça. Há quem diga que tem que mostrar outro fulgor e que é só o que lhe falta. Desculpem-me a opinião mas para “espantalhices” estão outros e é assim que Miguel deve ser – diferente!
Frente ao primeiro andou soberbo desde o primeiro momento. Depois dos compridos deixados com correção, seguiu para uma série de curtos montando o seu cavalo-estrela e com ele, uma exibição de beleza estética quase indiscritível. Ladeou de forma ímpar, cravou de alto a baixo e foi dele o primeiro triunfo da noite, condição esta que repetiria frente ao segundo toiro, o mesmo ao qual cravou um bom comprido em sorte de gaiola, sorte em que é exímio. Nos curtos, mais show. Toureio muito em curto, ladeando, recriando-se na cara do toiro, bem de verdade.

Luís Rouxinol Júnior não foi o mais bafejado pela sorte no que ao seu lote de touros concerne. Ainda assim, foi frente ao quinto toiro da ordem onde mais se destacou, ironia do destino, o mais manso da sua “colheita”. Mérito por todos os poros. Recebeu o toiro à porta gaiola, conseguiu ligar-se com ele mesmo e quando o toiro não “queria” e depois, quando se rachou totalmente procurando tábuas, foi a insistência do cavaleiro quem mandou. Com pouca intervenção dos bandarilheiros, retirou o toiro de terrenos complicados onde se pretendia fechar, cravou em alguns casos a sesgo e resultado final: grande atuação frente a um manso.
Frente ao primeiro andou regular, sem alardes de triunfo, mas a cumprir.

António Telles filho encerrava o jovem naipe de cavaleiros. Telles lidou um primeiro toiro, que não sendo soberbo, se deixava lidar. O jovem da Torrinha foi fiel ao seu conceito e sem brilhantismos assinaláveis, cumpriu com a papeleta. Andou de mais a menos, ou seja, terminou com um ferro que ficou cravado ao segundo intento e depois um último que também teimou em não ficar, facto que o cavaleiro atribuiu à ferragem… Frente ao que astado que encerrou a função, emendou a mão ou talvez tenha tido mais sorte com os “bicos” e desenhou uma lide de boa nota, com mais alegria e “génio” por parte do toureiro, muito aplaudido e agora sim, adequadamente.

As pegas estiveram por conta de três grupos de forcados, os dois do Montijo e o da localidade cercana, Amadores da Moita.

Pelos Amadores da Moita, foram na linha da frente João Pedro Pombinho, ao primeiro intentoe; João César, à terceira tentativa.

Vestindo a jaqueta do Grupo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, pegaram de caras o cabo Luís Carrilho, à primeira tentativa, com uma tentativa e; Jorge Mourão, tentando por três vezes, sendo dobrado por um colega, em mais uma tentativa e mais uma “transferência” para enfermaria e ainda, outra dobragem e “outra ida para a enfermaria”. A quinta pega foi ainda tentada de cernelha, sem sucesso, tendo o director e bem, enviado o touro aos currais, sem pega consumada. Vale-nos o acatar de decisão da formação. O toiro não tinha pega fácil, exibindo os seus “requintes de manso”, mas não era impossível.

Representando os Amadores do Montijo, estiveram João Pedro Suiças, cabo da formação e; Ricardo Parraxo. Ambos concretizaram pegas dignas ao primeiro intento.

O festejo foi dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Rúben Fragoso, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Fotos: João Dinis

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Warning: Cannot find any file for partial: partials/single/post-footer in /home/touroeou/public_html/wp-content/themes/smart-mag/lib/core.php on line 443
Pesquisa
Mais recentes...

Académicos de Elvas mudam de cabo pelo São Mateus

26 de Agosto, 2025

Morenito de Aranda corta três orelhas em Añover de Tajo

25 de Agosto, 2025

Uceda Leal e Fortes a ombros em Cuenca

25 de Agosto, 2025

Mãe de Manuel Maria Trindade dá lição a anti taurinos e revela que órgãos do filho vão salvar sete vidas

25 de Agosto, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.