A Câmara Municipal de Coruche, a Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e a Comissão de Festas de Coruche apresentaram esta quarta-feira, a edição 2025 das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – Festas de Coruche, que mantendo o figurino do ano anterior, exaltam a tradição ribatejana que leva a devoção à Senhora do Castelo muito para lá dos limites do concelho.
Entre a programação apresentada, o destaque vai para a não apresentação da tradicional corrida de touros de 17 de agosto, que está na programação, para precisamente de hoje a um mês, mas cujo seu cartel ainda não é do conhecimento do público e dos aficionados.
O cartel que chegou mesmo a ser avançado por nós, com os nomes de João Telles, Francisco Palha e Guillermo Hermoso de Mendoza, parece não se confirmar, e segundo apuramos a empresa não terá ainda totalmente definido o elenco.
Sabe o TouroeOuro que a empresa e os proprietários da Praça de Touros de Coruche têm tido nas últimas semanas conversações, com o objetivo da assunção de alguns compromissos que haviam sido assinados entre ambas as partes.
As Festas de Coruche iniciam-se a 6 de agosto com as novenas na Ermida de Nossa Senhora do Castelo, prolongando-se até dia 13, destacando-se o Tríduo Solene com o Padre Rui Cantarilho e entidades musicais locais.
A 14 de agosto, Dia do Fogo, há alvorada, missa pela Batalha de Aljubarrota, cerimónia oficial no Parque do Sorraia, largada de bezerras, dança, eucaristia vespertina, fogo de artifício e concerto de Miguel Gameiro & Pólo Norte.
No dia 15, celebra-se a Assunção de Nossa Senhora com procissão presidida pelo Arcebispo de Évora, bênção dos lares e campos, Festival Internacional de Folclore e concertos de A.L.M.A. e Filhos da Terra.
O Dia do Aficionado, a 16 de agosto, é dedicado às tradições taurinas, com largadas, encierro, tourada à corda e concertos de Matias Damásio e RockTonight.
A 17 de agosto, feriado municipal, celebra-se o Dia do Campino do Sorraia com cortejo histórico e etnográfico, homenagens, corrida de toiros e atuações de Neiva e Rui Veloso.
As festas encerram a 18 de agosto, Dia da Juventude, com atividades ligadas à tradição campina, concertos de Dyana, DFB e Bárbara Tinoco, e espetáculo pirotécnico final à 01h00 na frente ribeirinha.