“As próximas 72 horas serão fundamentais” para avaliar o estado de saúde do jovem forcado Manuel Trindade, colhido violentamente esta sexta-feira, na corrida de touros do Campo Pequeno.
Essa foi a informação dada aos colegas do Grupo de Forcados Amadores de São Manços pela equipa médica multidisciplinar do Hospital de São José, que cuida agora do forcado que sofreu diversas lesões, sendo que a de maior gravidade ocorreu a nível cerebral, e cuja verdadeira extensão não é ainda conhecida.
Manuel Maria Trindade está em coma induzido na unidade hospitalar lisboeta, para onde foi transportado depois de estabilizado na enfermaria da Praça de Touros do Campo Pequeno, pela equipa médica de serviço na corrida de touros, que contou com o apoio da equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santa Maria, que acompanhou depois o transporte, com ventilação assistida, para o Hospital de São José.
A expetativa dos médicos é que o inchado possa diminuir, e que estes possam intervir cirurgicamente, de modo a restabelecer o normal funcionamento do cérebro do forcado.
Resta agora aguardar pelas próximas horas, para que o estado de saúde do forcado, natural de uma freguesia de Évora, mas que pegava no Grupo de São Manços, possa ser avaliado corretamente e os médicos possam ter uma correta perceção do tipo de lesões sofridas.
Recorde-se que o forcado executava a primeira pega da noite, a um touro da ganadaria Vinhas, com 695 quilos, quando durante a primeira tentativa embateu violentamente contra as tabuas da trincheira, na zona dos curros, ficando de imediato inanimado na arena.
Rapidamente os seus colegas e os bandarilheiros conseguiram desviar a atenção do touro, de modo a que este fosse retirado da arena, pelos socorristas da Cruz Vermelha, e membros da equipa médica, e transportado para a enfermaria da praça.
Apesar do forte estrondo que se ouviu, as pessoas na praça não se aperceberam da gravidade da situação, tendo a restante corrida decorrido com normalidade.
Apenas no final do espetáculo os aficionados que assistiram à corrida tomaram noção da real gravidade da situação.