As Caneiras, localidade do concelho de Santarém, recebem a 27 de setembro a primeira edição do Festival Raízes, que numa organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), a Câmara de Santarém, a Associação Amigos das Caneiras, a associação Life Protectors e o chef escalabitano Rodrigo Castelo, ali vão celebrar as tradições ribatejanas, com especial destaque para a cultura avieira.
O programa arranca com uma missa na Igreja do Santíssimo Milagre, seguindo-se uma procissão até à Rua Pedro de Santarém. O almoço será um momento de convívio entre as empresas parceiras do festival, com vários pratos tradicionais cozinhados por chefs.
O festival “Raízes Vivas” vai decorrer no recinto de festas das Caneiras e vai juntar entre cinco a 10 chefs conceituados que vão servir vários pratos tradicionais confecionados em jeito de “comida de mão” revelou Rodrigo Castelo.
Para celebrar a tradição taurina será também realizada uma corrida de touros, pelas 16 horas, com a presença dos cavaleiros, Manuel Telles Bastos, Parreirita Cigano e Tristão Telles Queiroz, na lide de touros de Oliveira e Irmãos e Sesmarias Velhas do Guadiana.
Pegam os Forcados Amadores de Santarém e Aposento da Moita.