Talvez por nas últimas semanas ter trabalhado inúmeras notícias na sequência de operações policiais, dei por mim a pensar que se um dia alguém dedicar alguma importância à tauromaquia, e a investigue a fundo, com o claro objetivo de a “limpar”, “Operação Triunfo” seria um excelente nome para essa operação que a cada dia que passa é mais necessária.
Infelizmente cada vez, tenho mais a certeza que a atividade taurina em Portugal está num ponto sem retorno, e além de cada vez mais ir ficando reduzida a um conjunto de territórios onde se encontra bem enraizada. Em breve a tauromaquia popular, aquela que se vive nas ruas, poderá mesmo vir a ser das poucas manifestações taurinas que algumas localidades ainda vão tendo…
Bom exemplo do estado em que “estamos”, foi a notícia do TouroeOuro, que motivou mesmo que algumas instituições nos felicitassem pela “coragem”, com que denunciamos o facto de alguns empresários fazerem um “jogo pouco sério” ou digamos que pouco transparente com os festivais de beneficência.
Como somos, e queremos ser sempre muito justos, uma palavra para o empresário José Maria Charraz, que organizou o festival de Serpa, de 8 de Abril, tendo apresentado posteriormente as contas ao Futebol Clube de Serpa. É verdade que não as tornou públicas, mas apresentou-as…
Infelizmente parece que aos intervenientes taurinos só o “triunfo” interessa, nem que para isso tenha mesmo que valer… literalmente, tudo!
O importante é que os títulos e as fotografias sejam de “Triunfo”, nem que para isso se corrompam e ameacem jornalistas, ou mais grave ainda, se chegue ao ponto de corromper diretores de corrida e outros intervenientes.
O TouroeOuro reuniu nos últimos meses um conjunto evidências que demonstram o verdadeiro clima de corrupção que se vive na tauromaquia portuguesa, e onde a Inspeção Geral das Atividades Culturais não é parte excluída, sendo também não só parte do sistema, como permissiva a determinados comportamentos, dos quais têm elevados conhecimentos.
Contrariamente a outro(s), não estamos aqui a fazer chantagem, não pretendemos colocar toureiros a vender cartazes ou fazer publicidade, as evidências e algumas provas fortes, estão já na posse de quem de direito. Deixaremos agora cada um fazer o seu trabalho…
Por falar em “fazer o seu trabalho”, alguém sabe se a Federação Prótoiro ainda existe? Surreal o comportamento da dita federação, que anunciou aos quatro ventos querer defender a tauromaquia…
Nos últimos dias, foi denunciado publicamente o estado em que se encontrava a Praça de Touros Carlos Relvas, em Setúbal. Que fez a dita federação? Pois… nada, como sempre!
Mas também é verdade… para fazerem o que têm feito até aqui, mais vale estarem sossegados…
Bem, mas fizeram qualquer coisa… tentaram mais uma das suas “lavagens cerebrais”, quando toda a gente lhes virou as costas… desta vez com os toureiros, mas ao que se consta não estavam mais de “meia dúzia” com paciência para ouvir o secretário-geral…
Aliás, a defesa da festa agora até é utilizada para angariação de fundos à boa moda dos festivais taurinos… deve ser porque parte dos “organizadores” são os mesmos… Só cai quem quer e três edições são evidentes demais…
A próxima temporada já vai mexendo…
Tristão Ribeiro Telles vai mesmo receber a alternativa em Santarém… à partida a 8 de Junho, com a família em cartel, diante touros da “casa” e com os Forcados de Santarém e Aposento da Moita.
Por falar em Santarém, parece que ainda não será desta que a Associação Setor 9 fará a “vontade” ao Presidente da Câmara e deverá manter as quatro corridas em 2024… Março, e 8 e 10 de Junho… sendo que a quarta data, parece não estar totalmente “fora das contas”…
No Montijo, poderá haver uma reviravolta e o empresário João Anão continuar ao “leme” do tauródromo com a Santa Casa a não realizar o “anunciado” concurso…
Em Reguengos de Monsaraz, ficaram as obras por fazer, mas alegadamente os proprietários, Santa Casa, fecharam os olhos e tudo como antes…
Entretanto, senhores empresários, atenção ao calendário do Europeu de Futebol, que decorrerá no mês de Junho… Portugal jogará, para já, a 18, 22 e 26… O TouroeOuro ajuda e dá o alerta.
Voltaremos muito em breve, sempre que existam novidades, daquelas que todos querem branquear…