No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril – Dia da Liberdade e em que os órgãos de informação puderam exprimir-se livremente, a tauromaquia continua, como sempre, passos atrás e continua a censurar órgãos de informação.
Este fim-de-semana dois jornalistas foram impedidos de realizar o seu trabalho, um, Miguel Alvarenga, no sábado em Évora e João Dinis, no domingo, em Almeirim.
Embora um blogue não tenha equiparação com um órgão de informação, de acordo com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), lamentavelmente a empresa que promoveu o “Dia do Forcado” e o Festival Taurino que se realizaram na Arena d’Évora impediram o jornalista Miguel Alvarenga de realizar o seu trabalho com que alimenta o seu blogue.
No domingo, em Almeirim, João Dinis – TouroeOuro.com, que havia sido acreditado pela Santa Casa da Misericórdia de Almeirim como fotógrafo, viu Rui Bento censurar o seu trabalho, num ato que diz muito sobre quem o pratica.
As razões porque um e outro foram censurados são desconhecidas, ou pelo menos só são conhecidas pelos censuradores, mas são altamente lamentáveis, sobretudo quando tanto se apela à “união taurina”.
Lamentável!