Coruche celebra até ao próximo domingo, 5 de maio, a vigésima edição do certame gastronómico “Sabores do Toiro Bravo”, que dá a degustar iguarias confecionadas com carne de touro bravo.
Quatro restaurantes do concelho de Coruche estão instalados nas arcadas da Praça de Touros de Coruche, onde servem os pratos mais tradicionais, como a carne grelhada ou as espetadas, mas também algumas inovações, como favas, risotos e salgados.
A inauguração do certame ocorreu na tarde desta sexta-feira, na presença das entidades oficiais e o Vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo e Alentejo, Pedro Beato, que considerou este “um evento que valoriza o território”, considerando eventos como estes “fundamentais para promover o turismo local, pois dão a conhecer o que de bom Coruche tem”.
O responsável saudou ainda Coruche “pela forte aposta que faz nos eventos e no turismo”.
Pedro Beato anunciou ainda que a entidade, no trabalho que tem desenvolvido com a autarquia, tem já alguns interessados em conhecer o projeto de Coruche para a construção de uma unidade hoteleira.
Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, destacou os 20 anos do certame, que é também uma aposta turística do concelho.
Para a autarquia de Coruche esta é também um oportunidade para enaltecer as “ganadarias e a tauromaquia do concelho de Coruche”, sendo também espaço para “promover os produtos locais”, tendo para isso sido instalada uma tenda onde estão vários artesãos do concelho que expõem e vendem os seus produtos.
Francisco Oliveira destacou ainda a proximidade da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo na região, sendo agora também um importante dinamizador da atividade dos municípios e das associações.
O autarca demonstrou ainda o seu contentamento com o anúncio de Pedro Beato, esperando que os contactos que existem para a construção de uma unidade hoteleira possam dar frutos a breve prazo.
Paralelamente à boa gastronomia, o evento congrega ainda um conjunto de atividades culturais, como treinos de forcados, demonstrações, provas equestres, concertos e atividades folclóricas.