O dispositivo preparado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil para o Colete Encarnado 2024 apresentou esta quarta-feira, um balanço da edição que terminou no último domingo, anunciando que foram assistidas no Posto Médico criado para o efeito um total de 42 vítimas.
Das 42 vítimas, a maioria delas nas largadas e esperas de toiros realizadas durante os três dias do evento, 1 foi considerada vítima grave e as restantes vítimas leves.
De acordo com a Proteção Civil, sete pessoas foram colhidas durante as esperas e largadas, oito sofreram traumas ou quedas, 10 foram assistidas por doença súbita, 8 por intoxicações, havendo 9 que sofreram traumatismos por outras causas.
Dos 42 feridos, houve necessidade de transportar ao Hospital de Vila Franca de Xira 8, tendo sido as restantes assistidas no Posto Médico Avançado, junto ao Tribunal da cidade, ou nas Ambulâncias de Socorro que se encontravam um pouco por toda a zona central de Vila Franca de Xira.
A operação contou com a presença de 176 operacionais, dos Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, equipa médica e de enfermagem, verificando-se uma redução significativa no número de vítimas registadas em cerca de 50%.
Fotografia: Joaquim Correia