O Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) deu já entrada na Assembleia da República com a proposta de referendo para abolição das touradas em Portugal, anunciou este sábado, em Vila Nova de Gaia a porta-voz do partido, Inês Sousa Real.
A deputada considera que “é hora de acabar com a crueldade desta atividade”, pelo que pretendem que os portugueses possam dar a sua opinião sobre a atividade.
A deputada única deixou críticas ao Governo do PSD, que para si continua indiferente ao bem-estar animal, pelo que está na hora de ajustar a legislação à realidade e ao século XXI.
Para Inês Sousa Real o referendo às touradas é uma oportunidade para mostrar que o país está “do lado certo da História e do progresso”.
“Em Portugal nós temos uma larga maioria dos portugueses que defende a abolição das touradas, por isso, não faz sentido que o poder político continue a ignorar esta larga maioria”, afirmou.
Na proposta apresentada, a que o TouroeOuro teve acesso, o PAN pretende que as Praças de Touros sejam transformadas em centro de cultura, arte ou desporto, mas não avança com qualquer medida para as ganadarias, toureiros e demais intervenientes que subsistem através do seu trabalho na atividade taurina.