O Parque Urbano do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, inaugurou esta sexta-feira mais uma edição da Feira de Outubro, bem como abriu portas ao 43.º Salão de Artesanato.
A Feira Franca reúne uma vasta e variada oferta, a que se juntam as diversões para miúdos e graúdos e tasquinhas com todo o tipo de petiscos e doces.
Paralelamente decorrerão diversas atividades de animação musical, que irão complementar os espaços de restauração e as tasquinhas, novamente dinamizadas pelas associações locais.
No Pavilhão Multiusos reúnem-se cerca de uma centena de artesãos de inúmeras regiões de Portugal, com trabalhos nas áreas de têxteis, cerâmica, metal, madeira, cortiça, doçaria, entre muitas outras. De dimensão nacional, o Salão de Artesanato de Vila Franca de Xira mostra culturas e tradições, saberes passados de mão em mão, talentos que produzem trabalhos exclusivos.
Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, deu as boas vindas a “mais uma grande Feira de Outubro”, fonte de cultura e tradição do concelho às portas de Lisboa.
O autarca salientou também as oportunidades de negócio que podem ser feitas, quer na feira franca, quer no salão de artesanato, onde existem peças únicas e de muita beleza e utilidade.
Fernando Paulo Ferreira destacou também a aposta da autarquia na segurança e bem-estar dos visitantes, enaltecendo o trabalho da Proteção Civil Municipal na preparação do evento.
Outra componente forte da Feira de Outubro são as atividades taurinas, quer na Praça de Touros Palha Blanco, quer nas ruas, onde as esperas e largadas, que decorre durante cinco dias – sábado às 16h30; domingo, segunda, terça e quarta-feira às 10h30, vão certamente arrastar milhares de pessoas à cidade.
Na emblemática “Palha Blanco” a programação pretende evocar a memória de José Falcão, no 50.º aniversário da sua morte. No dia 5 há novilhada, pelas 22h00, com um mano-a-mano entre o vila-franquense Tomás Bastos e o espanhol Maro Pérez.
Domingo, dia 6, a Corrida Mista, pelas 17h00. Na 3.ª feira, dia 8, corrida a cavalo com a despedida de Rui Salvador e a alternativa de Diogo Oliveira.