O cancelamento do Festival Taurino da Granja, no concelho de Mourão, está a provocar forte agitação política na região, com o Partido Socialista (PS) a acusar o executivo da Câmara Municipal de Mourão, liderado por João Fortes, do PSD, de preterir a Praça de Touros da Granja, e centrar todas as atenções em Mourão.
Refere o PS que “há dois anos, o Município de Mourão anunciou no Facebook e na página institucional do Município de Mourão um projeto de arquitetura para a Praça de Touros da Granja, destacando o layout dos curros e alegando cumprimento da legislação vigente”, numa publicação de 16 de janeiro 2023, que no entendimento dos socialistas “visava demonstrar que a autarquia estava a cumprir as normas e que o projeto seria posteriormente apresentado ao IGAC”.
“O próprio Município afirmava que o próximo passo seria dar seguimento aos projetos de especialidade e demais elementos necessários”, acrescentam.
Dois anos depois da apresentação do projeto, a Praça de Touros da Granja foi mesmo impedida de dar, como era tradição, o segundo espetáculo da temporada, sendo eu nesse sentido o PS de Mourão vem questionar o que foi feito em relação à Praça de Touros da Granja, da qual a autarquia de Mourão não é proprietária, tal como não é da Praça de Touros de Mourão.
“Por que razão não o fez para a Granja? Por que razão no relatório do IGAC em 2024 só consta a entrega de um projeto, referente à Praça de Mourão?”, questionam.
Os socialistas salientam ainda que “durante os governos do Partido Socialista, nunca deixou de haver tourada por este motivo”, considerando por isso que “estamos perante dois pesos e duas medidas!”.