6º Touro – Miguel Moura (António Charrua – 574 quilos)
Que torerazo… Miguel Moura cravou um soberbo primeiro comprido em sorte de gaiola e nos dois primeiros curtos, bregou, lidou, construiu a grande “faena” que viria a seguir, com o seu cavalo estrela e ladeios intermináveis, de beleza indescritível e que fez parecer um passe de muleta interminável… Excelente actuação com epílogo num palmito.
Miguel Moura – Volta


6ª Pega – GFA Lisboa – João Varanda
João Varanda brindou ao Secretário de Estado do Turismo, vestiu a jaqueta dos Amadores de Lisboa e pegou à segunda tentativa.
João Varanda – Volta

Ganadeiro – Volta
5º Touro – Duarte Pinto (António Charrua – 576 quilos)
Grande actuação de Duarte Pinto. Pautada pela correção, bons modos e a verdadeira “educação” na arte de tourear a cavalo.
Sortes desenhadas a régua e esquadro, remates à moda antiga. Classe e respeito.
Feliz passagem pelo Campo Pequeno.
Duarte Pinto – Volta


5ª Pega – GFA Montemor – António Pena Monteiro
Se isto não foi vontade de lá ficar…? Se isto não foi um forcadão…? António Maria Cortes Pena Monteiro, vestindo a sua jaqueta de Montemor, mais, vestindo a pele do Cabo, pegou ao magnifico primeiro intento.
António Pena Monteiro – Volta

4º Touro – Marcos Bastinhas – (António Charrua – 598 quilos)
Foi uma actuação que provocou um misto de reações por entre os espectadores presentes no Campo Pequeno. Depois de brindar ao amigo da família Bastinhas (Paulo Caetano), Marcos Bastinhas foi receber o oponente à porta gaiola, embora sem o efeito pretendido pelo facto do toiro não se ter ligado à montada. Compridos de mérito, de praça a praça e curtos regulares a iniciar a fase de bandarilhas. Não satisfeito, Bastinhas não baixou os braços e tentou empolgar, com o seu costumeiro estilo alegre e comunicativo, sendo que pelos “entretantos” as coisas nem sempre resultaram limpas na totalidade, motivo pelo qual o director de corrida não atribuiu música. o dinástico ginete terminou com um palmito e um par, perante um público que protestou a não atribuição de acompanhamento musical.
Marcos Bastinhas – Volta


4ª Pega – GFA Lisboa – Duarte Mira
Duarte Mira, futuro cabo dos Amadores de Lisboa, pegou ao segundo intento o quarto toiro da noite.
Duarte Mira – Volta

3º Touro – João Moura Caetano (António Charrua – 620 quilos)
Bem, muito, mas mesmo muito bem esteve João Moura Caetano frente ao terceiro excelente toiro da noite na capital portuguesa.
Depois dos bons compridos, João Moura Caetano deu um “banho” de toureio, deixando cada ferro melhor que o anterior, conduzindo o toiro com “hermosinas”. Grande triunfo no Campo Pequeno.
João Moura Caetano – Volta


3ª Pega – GFA Montemor – José Maria Cortes Pena Monteiro
À segunda tentativa pegou José Maria Cortes Pena Monteiro, vestindo a prestigiada jaqueta dos Amadores de Montemor.
José Maria Pena Monteiro – Volta

2º Touro – António Telles (António Charrua – 572 quilos)
Muito boa actuação de António Telles frente ao primeiro Charrua da noite, segundo da ordem de lide. Depois de três compridos exemplares e de muito boa nota, Telles seguiu para uma série de curtos, todos de nota alta, sendo os derradeiros de nota elevadíssima. Entradas pelo toiro dentro, reunião perfeita e cânones do toureio cumpridos na sua mais pura versão.
António Telles – volta


2ª Pega – GFA Lisboa – Nuno Fitas
A Nuno Fitas, do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, coube consumar pega ao segundo intento.
Nuno Fitas – Volta

1º Touro – Paulo Caetano – (Paulo Caetano – 548 quilos)
Brindando a toda a sua família, lidou o primeiro e único exemplar da sua própria ganadaria, o cavaleiro Paulo Caetano.
A idade não conta, nunca contou para “estas coisas”… conta a experiência e quem sabe, nunca esquece. Paulo Caetano recebeu magnificamente o oponente, deixou-lhe dois bons compridos e já com o “Campo Pequeno” lidou em crescendo, tendo o momento mais alto no último curto deixado, sendo um momento de eleição. Bregou com elegância, a mesma que sempre o caracterizou e rematou as sortes com poderio. Grande actuação.
Paulo Caetano – Volta


1ª Pega – GFA de Montemor – António Cecílio
A Vasco Ponce, do Grupo de Montemor, tentou esta pega por duas vezes, saindo lesionado da arena. O forcado foi dobrado com mais duas tentativas por António Cecílio.
António Cecílio – Não foi autorizada volta

Cortesias
As cortesias já se fizeram e para contar tudo o que acontecer na arena lisboeta, está o TouroeOuro em DIRETO naquela que é a primeira corrida do abono do Campo Pequeno.
Em praça, os cavaleiros Paulo Caetano, António Telles, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Miguel Moura, bem como os forcados dos Grupos de Montemor e Lisboa.
À arena daqui a muito pouco tempo, sairão touros das ganadarias de Paulo Caetano (um exemplar) e António Charrua.
O Campo Pequeno regista uma lotação que ronda os três quartos de casa preenchida, sendo o festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
Antes do início da corrida foi cumprido um minuto de silêncio em memória de D. Rafael Peralta, bem como foi homenageado por diversas entidades o cavaleiro Paulo Caetano.



Biografia – Paulo Caetano
Paulo Jorge Padrão Caetano, conhecido no meio taurino apenas e só por Paulo Caetano, nasceu em Almada a 1 de Fevereiro de 1959.
Paulo Caetano não foi “mais um” no panorama tauromáquico, tendo desde novo singrado na arte de tourear a cavalo.
A sua condição “rapaz da cidade”, pouco usual nesta profissão, conferiu-lhe sempre um tom diferente, cosmopolita e a tradução clara e viva de que nos meios citadinos pode ser-se aficionado e sobretudo, aficionado prático.
Paulo Caetano é um de dois filhos do casal formado por João e Marília Caetano, aficionados, apoiantes e eternos orgulhosos da multifacetada carreira de Caetano.
Paulo Caetano aprendeu a montar com apenas três anos de idade, tendo feito a sua estreia em Torres Vedras, no ano de 1973.
As provas para cavaleiro praticante, aconteceram em Almeirim, em 1977.
A alternativa chegaria em Santarém, no dia 15 de Junho de 1980, numa prestigiada Corrida TV. Lidaram-se touros de Palha, tendo Paulo como seu Padrinho o cavaleiro José João Zoio e como testemunha, Manuel Jorge de Oliveira.
Hoje, no Campo Pequeno, comemora 45 anos de alternativa, de uma feliz carreira e de muitos sonhos cumpridos, tendo no mesmo cartel, o seu maior seguidor, o seu filho João Moura Caetano.
Fotos: João Dinis