A realização das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa, entre 1 a 6 de Agosto, podem vir a impedir a realização de Corridas de Touros no período entre 26 de Julho e 8 de Agosto, em virtude da indisponibilidade de meios de segurança e socorro, que nesses dias vão estar alocados à organização cristã.
Fonte da GNR confirmou ao TouroeOuro que entre essas datas está suspensa a realização de serviços gratificados, estando os militares alocados à segurança da JMJ e serviço diário, não havendo assim possibilidade de realizar os serviços de segurança, e obrigatórios, nos espectáculos tauromáquicos.
Também a PSP, confirmou o TouroeOuro, tem da Direção Nacional as mesmas indicações, tendo também a nossa fonte acrescentando que também as férias dos polícias foram suspensas entre 24 de Julho e 7 de Agosto, numa ordem de serviço foi dada pelo diretor nacional da PSP, Magina da Silva.
Na GNR a proibição de férias dos militares foi dada entre os dias 26 de Julho e 9 de Agosto.
A acrescer às forças de segurança, cuja sua falta, de acordo com o regulamento, é impeditiva da realização dos espectáculos, estão também as forças de socorro, como os Bombeiros ou equipas da Cruz Vermelha Portuguesa, na sua maioria alojadas à prevenção da JMJ e na época alta dos incêndios florestais, que leva a que muitos operacionais vão também estar indisponíveis para prestar serviço gratificado nas Corridas de Touros.
Ao que o TouroeOuro apurou tanto a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, como a Inspecção Geral das Actividades Culturais foram já alertadas para este problema, não tendo até ao momento sido apresentada uma solução, podendo mesmo os espectáculos vir a ser suspensos ou adiados.
Entre os espectáculos já anunciados estão as Corridas de Touros em Montijo e São Matias (28 de Julho), Redondo, Beja e Vila Nova da Barquinha (4 de Agosto), Abiul (5 e 6 de Agosto), Colmeias e Nazaré (5 de Agosto) e Nave de Haver (6 de Agosto).
Saliente-se ainda que nos últimos dias a Federação Portuguesa de Futebol adiou para 8 ou 9 de Agosto a realização do jogo da Supertaça de Futebol, inicialmente agendada para o fim-de-semana de 5 e 6 de Agosto. “Os dois finalistas e a FPF acordaram não jogar no fim-de-semana anterior em virtude da realização das Jornadas Mundiais de Juventude que se realizam no nosso País entre 1 e 6 de Agosto”, anunciou a FPF.
Também esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou o cancelamento de algumas provas para essas datas.
“A Federação Portuguesa de Ciclismo foi informada pela Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária da Guarda Nacional Republicana que não será possível realizar eventos de ciclismo na via pública entre 24 de Julho e 8 de Agosto, devido à realização, em Portugal, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, informa a Federação de Ciclismo em Comunicado.