A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX) quer que a 91ª edição do Colete Encarnado, que se celebrará de 30 de junho a 2 de julho, seja uma grandiosa celebração, com a máxima segurança, tendo para isso elaborado um rigoroso plano de segurança, que contempla, entre outras vertentes um posto médico avançado, com uma equipa médica, várias equipas de socorro distribuídas pela cidade e um forte contingente de segurança.
Em conferência de imprensa, o Presidente da CMVFX, Fernando Paulo Ferreira salientou que as alterações realizadas ao molde tradicional em que se realizava o Colete Encarnado, tiveram como foco principal as condições de segurança e a adaptação de uma das mais emblemáticas festas realizadas em Portugal às novas exigências de segurança e mobilidade, entendendo no entanto algumas dúvidas que foram criadas após a apresentação, mas apostando que após as celebrações todos vão reconhecer que o que foi feito resultou.
Fernando Paulo Ferreira apresentou o “alargamento das áreas das atividades do Colete Encarnado”, que vão agora até ao Cevadeiro, onde decorrerão os concertos maiores, bem como uma “cidade de Vila Franca de Xira cada vez mais pedonal”, o que permitirá a todos viver mais tempo o Colete Encarnado.
Com o objetivo de retirar os veículos de dentro da cidade, e logo de dentro do Colete Encarnado, a CVMVFX apostou em autocarros que de 30 em 30 minutos vão realizar vários percursos, entre as 13 horas e as 5 da manhã, permitindo assim a que todos possam chegar a Vila Franca de Xira em segurança.
“Estão criadas melhores condições para que as pessoas venham e vivam o Colete Encarnado”, salientou o autarca, que destacou ainda toda a oferta cultural, das esperas de toiros aos concertos de menor ou maior dimensão que fazem parte do programa de 2023.
O responsável municipal pela Proteção Civil, António Carvalho, salientou que o plano elaborado para o Colete Encarnado, articulado entre os vários agentes da proteção civil, tem como objetivo “evitar ou minorar as ocorrências”, estando para isso todos os agentes a trabalhar em articulação.
Este ano o Posto de Comando, que contempla valências da Proteção Civil, Bombeiros, PSP e CMVFX vai estar junto ao Tribunal da cidade, onde estará também a funcionar o posto médico avançado, que terá em permanência um médico e um enfermeiro, bem como equipas dos bombeiros, que farão os transportes e apoio necessário aos casos que venham a surgir, estando as colhidas, entorses e intoxicação alcoólicas entre os mais esperados.
Indo ao encontro do desejo da autarquia, de tornar a cidade mais pedonal, também a Proteção Civil teve atenção com as vias de circulação de emergência, tendo para isso criado um plano para todas as artérias onde decorrerá a festa.
António Carvalho deu como exemplo os aglomerados de pessoas que se verificaram na Avenida Pedro Victor, e que se poderiam revelar fatais caso existisse algum problema, sendo por isso uma mais-valia a instalação do palco para os grandes concertos no Cevadeiro.
Em permanência por toda a cidade de Vila Franca de Xira vão estar equipas de socorro e emergência, numa articulação das seis corporações de bombeiros da cidade, que permite assim ter cerca de 30 operacionais, apoiados por 12 viaturas durante os três dias do certame.
Para o Intendente Lopes Rodrigues estão reunidas todas as condições para que o Colete Encarnado decorra em grande segurança, estando também a PSP empenhada em fazer desta uma grande festa.”A PSP está preparada para que a festa seja um êxito”, afirmou.
Lopes Rodrigues aproveitou a ocasião para apelar aos cidadãos que aproveitem a oportunidade dada pela CMVFX para utilizarem os transportes públicos, que são grátis, bem como que acatem as ordens emanadas pelos agentes que vão estar por toda a cidade.