A Câmara Municipal da Chamusca apresentou esta quarta-feira o programa da Feira de Ascensão 2023, que decorrerá de 13 a 21 de maio, e “reúne como sempre grandes concertos e espetáculos que prometem animar as nove noites da maior semana do Concelho da Chamusca.”
A festa arranca no dia 13 de maio, com o concerto de Os Quatro e Meia, no palco principal, segue-se Toy com um concerto Interativo, onde cabe ao público a tarefa de decidir a música que o artista vai cantar (14 de maio), Os Azeitonas (15 de maio), Carolina de Deus com Bárbara Tinoco como convidada (16 de maio), Karetus (17 de maio), Rosinha (18 de maio), Ivandro (19 maio) e Ana Bacalhau (20 de maio). O grande espetáculo de fado Chamusquense com Custódio Castelo (21 de maio) fecha a maior semana de cultura e tradição do Concelho da Chamusca.
No Palco Juventude, no Parque Municipal, o programa começa às 00 horas e segue pela madrugada dentro com a atuação de grandes bandas e DJ’s do panorama nacional.
Com entrada livre e gratuita a semana maior do concelho da Chamusca agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e reúne anualmente milhares de visitantes.
O Município recorda que em 2022, a vila da Chamusca recebeu ao longo da Semana da Ascensão mais de 100 mil visitantes, “que vieram das mais diversas regiões do país para conhecer as raízes, a cultura e a tradição da vila considerada “O Coração do Ribatejo” e para desfrutar dos mais variados espetáculos de música e de teatro, folclore e provas desportivas, assim como da tradicional gastronomia da região, tasquinhas, mostras de artesanato e de produtos regionais, festa brava, atividades equestres ou taurinas, cultura e especialmente tradição.”
Tradicional entrada de toiros, um dos momentos mais aguardados
O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira deEspiga, dia 18 de maio, feriado municipal, onde os toiros percorrem a artéria principal da vila desde a antiga Cooperativa da Chamusca até à centenária praça de toiros.
“É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção, que se traduz numa recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias para a vila, para a tradicional corrida de toiros em quinta-feira de ascensão ou para trabalharem nas lides do campo”, afirma a autarquia, que recorda que nessa altura eram estes animais que puxavam as charruas para lavrar as terras. O dia em que estes animais chegavam era sempre um momento alto e emocionante no concelho. Recorde-se que a Chamusca tem desde há muitos anos uma grande tradição ligada à tauromaquia, sendo que os primeiros registos que existem remontam ao séc. XVII.
Tradicional Corrida de Toiros
O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista com um cartaz único, na tarde do dia 18 de maio. Em praça vão estar os cavaleiros António Telles e João Moura Jr e o matador Manuel Dias Gomes. A pegar estão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados seis toiros da Ganadaria de Manuel Veiga. Serão ainda atribuídos o Troféu Engenheiro Jorge Duque para a melhor pega e o Troféu Dr. João Duque para a Melhor Lide a Cavalo.
Atividades e oportunidades de negócio
“A Semana da Ascensão é também uma montra do que melhor se faz e existe no concelho da Chamusca”, “de 13 a 21 de maio a Chamusca é ainda mais O Coração do Ribatejo. A Semana da Ascensão é um reencontro da família e dos amigos, e uma festa de todos para todos. É um estado de alma e de sentir da população do concelho da Chamusca, onde é apresentada uma das mostras empresariais mais importantes da região, com o objetivo de promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, aproveitando a potencialidade da região chamusquense, para a atração de investimento e dinamização do tecido empresarial.”
A autarquia refere ainda que a maior semana do concelho da Chamusca conta também com o importante envolvimento de todas as associações culturais, desportivas, recreativas ou etnográficas, assim como com o tecido empresarial e com todos os parceiros de intervenção social, sejam IPSS, juntas de freguesias ou universidades seniores do território chamusquense, que procura mostrar a quem nos visita o que de melhor existe e se faz no concelho.