Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Golegã vai homenagear Campinos com Festival

Golegã vai homenagear Campinos com Festival

0
By Redação on 26 de Abril, 2023 Noticias, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

Foi esta terça-feira, 25 de abril, apresentado o “I Festival do Campino”, evento que se irá realizar a partir de 2024 na Azinhaga, numa organização do Município da Golegã e a Associação “Toiro à Corda”, lançaram ontem o cartaz do “I Festival do Campino”, que tem como objetivo “ser um certame anual de exaltação da cultura tradicional do nosso País e especialmente da freguesia de Azinhaga.”

De acordo com a autarquia da Golegã o projeto irá ser dinamizado pelo Município da Golegã e pela Associação Toiro à Corda, um grupo de jovens Azinhaguenses que desde o primeiro momento mostrou-se empenhado e motivado em abraçar a ideia, trabalhando desde já para que o evento seja um sucesso.

A Azinhaga tem uma ligação e um currículo ímpar na dedicação à criação de cavalos e à criação de toiros bravos, sendo exemplo disso a Ganadaria de Rafael José da Cunha, que a partir de 1830 criou toiros bravos de casta portuguesa e de onde saiu o primeiro toiro português lidado em Madrid.

A Azinhaga é, também, a terra onde nasceram, viveram e trabalharam ilustres campinos, que nas ganadarias do concelho e noutras por Portugal fora, alimentaram com trabalho e talento as mais relevantes casas agrícolas do nosso país, brilhando em cima do cavalo, perante o toiro bravo.

Estes e outros argumentos são a chave para que se eleve e promova, a nível turístico e cultural, a “Azinhaga, Berço do Campino”.

A apresentação contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Camilo, do representante da Associação Toiro à Corda, Diogo Romão e do Vice-Presidente da Câmara da Golegã, Diogo Rosa.

Houve ainda lugar a uma declamação por parte de Raul Caldeira, com versos dedicados ao Campino e ao Ribatejo e uma atuação do Rancho dos Campinos d’Azinhaga, que dançaram o tradicional fandango.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza internado com meningoencefalite

18 de Novembro, 2025

Morreu Álvaro Domecq

18 de Novembro, 2025

Santarém quer temporada com Ventura e Roca Rey

17 de Novembro, 2025

Manizales – De 5 a 11 de Janeiro com nomes de peso e o regresso de César Rincón

16 de Novembro, 2025

Isaac Fonseca máximo triunfador em Irapuato num cartel com Roca Rey

16 de Novembro, 2025

Mojito triunfa em Tlaxcala depois de fortíssima colhida

16 de Novembro, 2025
Pesquisa
Mais recentes...

Rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza internado com meningoencefalite

18 de Novembro, 2025

Morreu Álvaro Domecq

18 de Novembro, 2025

Santarém quer temporada com Ventura e Roca Rey

17 de Novembro, 2025

Manizales – De 5 a 11 de Janeiro com nomes de peso e o regresso de César Rincón

16 de Novembro, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.