Prémios Apresentação e Bravura para Veiga Teixeira e Passanha
Estavam em disputa prémios para Apresentação e Bravura para os ferros a concurso.
Os prémios foram para:
– Apresentação – Veiga Teixeira
– Bravura – Passanha
6º Touro – João Ribeiro Telles – (David R. Telles – 450 quilos)
O sexto e último toiro da corrida, desta feita da ganadaria de David Ribeiro Telles, foi lidado por João Ribeiro Telles, com uma lide com duas distintas fases e ambas, muito boas. Depois dos compridos, Telles desenvolveu uma exibição com toureio do cadenciado, com tempo, temple e suavidade, deixando boas curtas com batidas ao piton contrário, saindo a rematar as sortes com ladeios vistosos.
Depois e já com o Ilusionista e os seus ferros impactantes… foram três (melhor o terceiro) e que deixaram ambiente por entre o conclave.
João Ribeiro Telles – Volta
6ª Pega – GFA Coruche – David Canejo
A sexta e última pega da tarde, esteve por conta de David Canejo, dos Amadores de Coruche, sendo efectivada à primeira tentativa.
David Canejo – Volta
5º Touro – Marcos Bastinhas (Varela Crujo – 530 quilos)
Bonito toiro de Varela Crujo, Herdeiros, saído à arena em quinta posição e que resultou com mobilidade e teclas para tocar. Marcos Bastinhas andou em crescendo, cumprindo de boa forma a cravagem da ferragem comprida e curta, terminando em “alta” com um palmito e outro ‘al violin’ para alegria do público presente em Salvaterra.
Marcos Bastinhas – Volta
5ª Pega – GFA Montemor – António Pena Monteiro e Luís Vacas de Almeida
Manuel Carvalho, dos Amadores de Montemor, tentou pega por três vezes de caras, sendo efectivada de cernelha por António Pena Monteiro e Luís Vacas de Almeida.
António Pena Monteiro e Luís Vacas de Almeida – Não deram volta, embora autorizada
4º Touro – Ana Batista – (D. Luís Terrón – 570 quilos)
Não teve muita maéria-prima à disposição… Ana Batista enfrentou-se com um toiro de Luís Terrón que muito pouco emprestou à função. Depois de menos acerto novamente na fase de compridos, Ana Batista deu volta à papeleta, deixando os três últimos curtos de excelente forma, sendo muito ovacionada.
Ana Batista – Volta
4ª Pega – GFA Coruche –João Prates
A segunda pega destinada ao Grupo de Forcados Amadores de Coruche, foi consumada por João Prates, à primeira tentativa.
João Prates – Volta
3º Touro – João Ribeiro Telles (Veiga Teixeira – 570 quilos)
Toiro com boa apresentação, que saiu a transmitir pelo trapio, mas menos em emoção.
João Ribeiro Telles foi receber o Veiga Teixeira à porta gaiola, deixando com regularidade os compridos. Nos curtos a nota positiva foi principalmente para a brega de colocação do toiro em sorte, mexendo bem no oponente. Os curtos foram cravados após ligeira batida ao piton contrário, de forma correcta, terminando com um palmito.
João Ribeiro Telles – Volta
3ª Pega – GFA Montemor – Francisco Borges
A segunda pega destinada à mais antiga formação em praça, Montemor, foi consumada ao primeiro intento, por Francisco Borges.
Francisco Borges – Volta
2º Touro – Marcos Bastinhas – (Passanha – 460 quilos)
Marcos Bastinhas foi autor de uma actuação muito completa, frente ao segundo toiro a concurso, um exemplar de Passanha, que tudo permitiu.
Bastinhas foi receber o oponente à porta gaiola, cumprindo de boa forma a cravagem da ferragem comprida. Em bandarilhas a mesma solvência, com curtas depois de fazer batida ao piton contrário e remates com ajustadas piruetas. Terminou a boa função com um palmito e par de bandarilhas de boa nota.
Marcos Bastinhas – Volta
2ª pega – GFA Coruche – Martim Tomás
A primeira pega destinada à jaqueta coruchense, esteve por conta de Martim Tomás, sendo efectivada à primeira tentativa.
Martim Tomás – Volta
1º Touro – Ana Batista (São Marcos – 540 quilos)
Ana Batista inaugurou as actuações da tarde, enfrentando-se com um astado de São Marcos, com trapio, que de início se adiantava na viagem, proporcionando alguns desacertos na ferragem comprida. A ginete evoluiu nos curtos, lidando em crescendo, deixando de forma correcta as bandarilhas da praxe.
Ana Batista – Volta
1ª Pega – GFA Montemor – José Maria Marques
A primeira pega da ordem foi consumada pelo forcado José Maria Marques, ao primeiro intento, vestindo a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Montemor.
José Maria Marques – Volta
Cortesias
Segundo DIRECTO deste fim-de-semana taurino no TouroeOuro.
Salvaterra de Magos é o palco de uma corrida concurso de ganadarias, com exemplares de Veiga Teixeira, Ribeiro Telles, Passanha, Varela Crujo, São Marcos e Luís Terrón.
As cortesias já se fizeram, com saudações ao público por parte de Ana Batista, Marcos Bastinhas e João Ribeiro Telles, acompanhados pelos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Coruche.
O festejo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Tiago Tavares, assessorado pelo médico veterinário, José Luís Cruz, e uma assistência de cerca de dois terços fortes (com maior incidência nos sectores de sombra).