A Chamusca volta a estar em “Ascensão” de 13 a 21 de Maio, com as tradicionais Festas da Ascensão a animar as ruas do município. A inauguração decorreu na tarde deste sábado com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, e do executivo municipal chamusquense.
O certame espalha-se pela zona central da vila, com o Palco Ascensão, as tasquinhas e os expositores de artesanato no jardim municipal, os carroceis estão localizados junto ao mercado, bem como a manga das tradicionais largadas de touros.
No palco principal vão pisar artistas como Os Quatro e Meia (dia 13), Toy (dia 14), Os Azeitonas (dia 15), Carolina de Deus e Bárbara Tinoco (dia 16), Karetus (dia 17), Rosinha (dia 18), Ivandro (dia 19), Ana Bacalhau (dia 20) e Custódio Castelo (dia 21).
Destaque ainda para o dia 18 de maio, quinta-feira de Ascensão, com a tradicional Entrada de Toiros pelas 11 horas, seguida da Corrida de Touros, às 17 horas, com a presença dos cavaleiros, António Telles e João Moura Jr., e o matador de touros Manuel Dias Gomes, que vão lidar touros de Manuel Veiga.
As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.
Em declarações ao TouroeOuro, Paulo Queimado afirma que a Ascensão é o expoente máximo do concelho e uma grande montra para mostrar aos visitantes o que de melhor se faz na Chamusca. O autarca revelou ainda que houve a “ousadia” de introduzir a temática da tauromaquia nas actividades do dia da juventude (quarta feira). “Está incutido no ADN chamusquense e ribatejano”, justifica
Por: André Azevedo