As festividades da Ascensão, que decorrem até dia 21 na Chamusca contaram já com a presença de milhares de pessoas, que desde o passado sábado puderam assistir a fantásticos concertos com os Quatro e Meia, Toy e os Azeitonas, bem como apreciaram as tradições e cultura do concelho da Chamusca.
Pelo Palco Principal vão ainda passar nomes como Karetus (17 de maio), Rosinha (18 de maio), Ivandro (19 maio) e Ana Bacalhau (20 de maio). O grande espetáculo de fado Chamusquense com Custódio Castelo (21 de maio) fecha a maior semana de cultura e tradição do Concelho da Chamusca.
Também os artistas chamusquenses vão estar em destaque. O Coro Sénior da Carregueira e da banda FH5 subem ao palco (respetivamente às 19h30 e às 00h15). No dia mais aguardado da semana, quinta-feira de Ascensão, o palco Arraial conta com o “Trio Pica Cebolas” (16h00), com a atuação da Tuna Sénior da Chamusca e Pinheiro Grande (19h30) e com uma noite de fados pelo fadista João Chora (00h15). Na sexta-feira, 19 de maio, é a vez do Coro Sénior de Vale de Cavalos (19h30), do espetáculo de dança moderna protagonizado pelo Grupo Funny Girls (20h30) e da banda Be-King (00h15). No sábado, 20 de maio, o recinto acolhe o Festival de Folclore (17h45) e a atuação da banda Classics Band (00h15). A fechar a maior semana do Concelho da Chamusca estará a banda “Os Black Hat” (16h00), o espetáculo de sevilhanas “Detacón” (17h45), a Escola de Flamenco e Sevilhanas “Bailando” (18h30) e o baile com Custódio Vinagre (20h00).
O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, celebrada já amanhã, dia 18 de maio, feriado municipal, onde os toiros percorrem a artéria principal da vila desde a antiga Cooperativa da Chamusca até à centenária praça de toiros.
É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção, que se traduz numa recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias para a vila, para a tradicional corrida de toiros em quinta-feira de ascensão ou para trabalharem nas lides do campo. Nessa altura eram estes animais que puxavam as charruas para lavrar as terras. O dia em que estes animais chegavam era sempre um momento alto e emocionante no concelho. Recorde-se que a Chamusca tem desde há muitos anos uma grande tradição ligada à tauromaquia, sendo que os primeiros registos que existem remontam ao séc. XVII.
A tarde da Quinta-feira de Ascensão é preenchida com a Corrida de Touros. Em praça vão estar os cavaleiros António Telles e João Moura JR e o matador Manuel Dias Gomes. A pegar estão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados seis toiros da Ganadaria de Manuel Veiga.
Serão ainda atribuídos o Troféu Engenheiro Jorge Duque para a melhor pega e o Troféu Dr. João Duque para a Melhor Lide a Cavalo.