6º Touro – João Salgueiro da Costa (A.R. Brito Paes – 525 quilos)
João Salgueiro da Costa lidou o último toiro da tarde agora ventosa.
Salgueiro actuou em tom crescente, evoluindo na sua exibição, deixando bons ferros curtos, fruto de boas reuniões, rematando as sortes com alegria.
Feliz passagem por Santarém.
Salgueiro da Costa – volta
6ª pega – GFA Santarém – Francisco Cabaço
A derradeira pega da tarde, a cargo, como as restantes, dos Amadores de Santarém, foi efectivada por Francisco Cabaço, à primeira tentativa.
Francisco Cabaço – Volta
5º Touro – Pablo Hermoso de Mendoza (A.R. Brito Paes – 540 quilos)
Sempre assim foi, sempre assim será… ao rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza é “fácil” conectar com o público. Um público que passem os anos que passem e faça Pablo o que fizer, o acarinham, sobretudo numa praça onde tantos êxitos protagonizou.
Hoje… andou bem em compridos, bem em curtos, alegrando a brega com hermosinas e depois, a terminar duas curtas com remates com piruetas.
Pablo Hermoso de Mendoza – volta
5ª pega – GFA Santarém – Salvador Ribeiro de Almeida
Salvador Ribeiro de Almeida, concretizou pega ao primeiro intento, vestindo a jaqueta dos Amadores de Santarém.
Salvador Ribeiro de Almeida – Volta
4º Touro – António Telles (A.R. Brito Paes – 610 quilos)
António Telles regressou à arena de forma a lidar um pesado toiro de António Raúl Brito Paes, tendo levado a efeito uma actuação limpa, correcta e muito em tipo da “casa”, usando da sua tradicional classe. Boas reuniões que culminaram em boas bandarilhas curtas.
António Telles – volta
4ª pega – GFA Santarém – Francisco Graciosa
Ao novo Cabo da formação escalabitana coube efectivar pega ao primeiro intento. Pegou Francisco Graciosa.
Francisco Graciosa- Volta
3º Touro – João Salgueiro da Costa (A.R. Brito Paes – 585 quilos)
Bem, muito bem João Salgueiro da Costa na lide do terceiro toiro da ordem, com uma sucessão de ferros de extrema qualidade. Depois dos bons compridos, Salgueiro deixou uma série de bandarilhas após reunir de forma exímia, saindo a rematar as últimas sortes, levantando o público da Monumental Celestino Graça.
João Salgueiro da Costa – volta
3ª pega – GFA Santarém – João Grave
João Grave, fez ao terceiro toiro da corrida, a sua última pega como cabo do mais antigo Grupo de Forcados português, o de Santarém. Excelente pega, ao primeiríssimo intento.
João Grave despediu-se de forma emotiva, passando o testemunho a Francisco Graciosa, novo cabo do GFA de Santarém.
João Grave – Volta e volta acompanhado de todo a formação
2º Touro – Pablo Hermoso de Mendoza (A.R. Brito Paes – 575 quilos)
A segunda actuação da tarde, por conta de Pablo Hermoso de Mendoza, foi harmoniosa, frente a um toiro que voltou a transmitir em doses escassas, mas no entanto, com maior mobilidade que o anterior. Pablo esteve bem a receber o oponente, em curto, deixando boas bandarilhas compridas. Nos curtos, houve de tudo, bons ferros, mas sobretudo uma brega imponente, em curtas distâncias…
Pablo Hermoso de Mendoza – volta
2ª pega – GFA Santarém – Diogo Sepúlveda
A pega deste toiro foi efectivada também por um antigo cabo, Diogo Sepúlveda a um bom primeiro intento.
Diogo Sepúlveda – Volta
1º Touro – António Telles (A.R. Brito Paes – 530 quilos)
A primeira actuação da tarde esteve por conta de António Telles, o mais veterano dos três artistas em cartel.
A função decorreu em tom morno, muito pela escassez de transmissão do toiro de Brito Paes, que apenas “se deixou”. António cumpriu em tom crescente.
António Telles – volta
Em tarde de exaltação ao mais antigo grupo de forcados, a primeira pega foi consumada por um dos seus anteriores cabos, de Santarém, claro está, Gonçalo da Cunha Ferreira, ao segundo intento, sendo a primeira tentativa um hino por parte do ex-cabo da formação escalabitana.
1ª pega – GFA Santarém – Gonçalo da Cunha Ferreira
Gonçalo da Cunha Ferreira – Volta
Cortesias
A Monumental Praça de Touros Celestino Graça, em Santarém, voltou a abrir portas para receber o seu tradicional festejo do “Dia de Portugal”.
O TouroeOuro, contará tudo o que acontecer na maior arena portuguesa, em DIRECTO, e fá-lo-á doze anos depois de o ter feito pela primeira vez, neste mesmo tauródromo, numa aventura pioneira mas que em boa hora, “deu velocidade” à informação e notícias na hora sobre uma corrida de touros.
As cortesias já se fizeram. António Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Salgueiro da Costa passaram pela arena nas tradicionais saudações ao público, acompanhados de um único Grupo de Forcados, os Amadores de Santarém, em dia de mudança de Cabo.
O festejo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico António José Soares, assessorado pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.
O tauródromo conta com cerca de três quartos fortes de lotação preenchida.
Nota: Antes do início da corrida, foi tocado o hino português.
Fotos: João Dinis