7º Novilho – Tomás Bastos (García Jiménez – 380 quilos)
Ou se nasce ou nunca se será…
Tomás Bastos sente o toureio e quando assim é, todos sentimos da mesma forma, o toureio que leva dentro… A série de veronicas que rubricou, é qualquer coisa de assinalável.
Os três pares de bandarilhas e a voltareta e como dela se levantou…
A forma como brindou ao céu, a forma como anda, como pisa, como remata cada série com a flanela rubra… Grande actuação em Vila Franca, na sua Vila Franca.
Tomás Bastos – Volta
6º Touro – Morante de la Puebla (García Jiménez – 480 quilos)
Foi um segundo toiro de García Jimenez com muito menor solvência e por isso, esta sua derradeira passagem pela arena da Palha Blanco, muito menos efusiva e reluzente. Contudo, houve esforço por demonstrar à afición vilafranquense que muito pouco havia a fazer.
Saudou montera em mão, o bandarilheiro português Sérgio Nunes pelos dois bons pares deixados.
Morante de la Puebla – Volta não autorizada
5º Touro – João Ribeiro Telles (Alves Inácio – 500 quilos)
João Ribeiro Telles enlouqueceu Vila Franca.
Tal como na segunda actuação de ontem no Montijo, esta tarde, também na segunda exibição e frente a um toiro que correspondeu, João Telles armou o ‘lío’, sobretudo quando montou o Ilusionista e com ele deixou três curtas com a batida ao piton contrário, de grande nível, destacando-se o primeiro desta sequência. Mas antes houve mais lide e talvez não pior, com uma brega de grande relevo, ladeada, com soberbas bandarilhas mas noutro registo, de beleza artística inegável… Grande triunfo, grande actuação.
João Ribeiro Telles – Volta
4ª Pega – GFA Vila Franca – Rafael Plácido
A derradeira pega da tarde foi concretizada por Rafael Plácido, à primeira tentativa, vestindo o forcado a jaqueta dos Amadores de Vila Franca.
Rafael Plácido – Volta
4º Touro – Manuel Telles Bastos (Alves Inácio – 500 quilos)
Houve vontade e empenho por parte do cavaleiro Manuel Telles Bastos, contudo, o ginete enfrentou-se com um toiro de comportamento complicado e pese embora o seu esforço, mais não houve que deixar a ferragem da ordem com algumas passagens em falso, mas com dignidade, sem que no entanto houvesse possibilidade de triunfo. Actuação sem música.
Manuel Telles Bastos – Não foi autorizada volta
3ª Pega – GFA Vila Franca – Guilherme Dotti
Guilherme Dotti foi o autor de uma soberba pega, vestindo a jaqueta dos Amadores de Vila Franca.
Guilherme Dotti – Volta
3º Touro – Morante de la Puebla – (García Jimenez – 460 quilos)
Boa actuação, aplaudida de pé, aquela que protagonizou José António ‘Morante de la Puebla’ frente ao primeiro toiro da ganadaria de García Jiménez, saído à arena vilafranquense.
Bem por veronicas e volteado fortemente já no término do tércio de capote, deixando a todos em cuidados com o seu estado de saúde ainda débil em consequência da última colhida em que fracturou uma costela.
Bem de muleta, por ambos os pitons, numa faena de gosto, ao som da música e com o público consigo em todo o momento.
Morante de la Puebla – Volta
2º Touro – João Ribeiro Telles (Alves Inácio – 510 quilos)
Actuação discreta a de João Ribeiro Telles frente ao segundo toiro da ordem, na qual cravou a ferragem da ordem de forma correcta mas sem alardes de triunfo. Exibição sem música, frente a um toiro que oferecia as suas complicações. Telles foi receber o seu oponente à porta gaiola, ficando a intenção de “impactar”…
João Ribeiro Telles – Não foi autorizada volta
2ª Pega – GFA Vila Franca – Lucas Gonçalves
A segunda pega das quatro destinadas aos Amadores de Vila Franca, foi consumada por Lucas Gonçalves, ao terceiro intento.
Lucas Gonçalves – Não deu volta, embora autorizada
1º Touro – Manuel Telles Bastos (Alves Inácio – 510 quilos)
Vestindo casaca azul e ouro, lidou o primeiro da ordem, Manuel Telles Bastos, que esta tarde entrou em Vila Franca pela porta das substituições. Actuação de menos a mais, a evoluir em qualidade ao longo da função, terminando com música e bons curtos, sendo Telles fiel ao seu conceito clássico.
Manuel Telles Bastos – Volta
1ª Pega – GFA Vila Franca – Vasco Pereira
A primeira pega da tarde, como as restantes a cargo dos Amadores de Vila Franca, foi consumada pelo Cabo Vasco Pereira, ao primeiro intento.
Vasco Pereira – Volta
Cortesias
Mais uma edição do Colete Encarnado e por isso, mais uma vez a emblemática Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca, abre as suas portas de forma a receber uma corrida de touros mista, com as presenças dos cavaleiros Manuel Telles Bastos (em substituição de João Salgueiro) e João Ribeiro Telles, bem como do matador de toiros espanhol José Antonio “Morante de la Puebla” e ainda do novilheiro, Tomás Bastos.
As pegas estarão por conta do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, com toiros das ganadarias de Alves Inácio e García Jimenez.
As saudações ao público já se fizeram, com o tauródromo vilafranquense a registar uma lotação preenchida que ronda os três quartos de casa fortíssimos.
O espectáculo é dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Lara Gregório de Oliveira, com assessoria veterinária de Jorge Moreira da Silva.
Fotos: João Dinis